PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Orientações e cuidados na prática de exercícios físicos

Alimentação, boa hidratação e descanso estão entre as dicas para uma rotina equilibrada de treinos.
Educador físico Jedson Seixas dá dicas de como
 aproveitar melhor o verão (Foto: Reprodução)
A prática regular de atividades físicas traz benefícios para o bom funcionamento do corpo e da mente. Em nível corporal, os efeitos são vistos sobre o desenvolvimento muscular, ampliação de rendimento, fortalecimento dos ossos e articulações, aumento de força e ganho de flexibilidade. Inserir exercícios na rotina, acaba sendo um dos pilares para quem busca uma vida mais saudável e equilibrada.

Para cuidar de você e da sua saúde, o Sou Verão convidou Jedson Seixas - educador físico e personal trainer, para um papo sobre os cuidados necessários na hora de trabalhar o corpo e aproveitar o verão. 
Vamos lá? Levanta da cadeira e vem ver! 
Quais os cuidados necessários antes da prática de atividades físicas?
Jedson Seixas - Antes de qualquer atividade física, deve-se fazer um check-up com o profissional adequado, a fim de verificar sua condição física e, em especial, a cardiovascular. A partir daí, buscar um educador físico especializado à sua prática esportiva de preferência. Caso a atividade física venha a ser musculação e/ou qualquer prática realizada na academia, deve-se estar atento a um tênis de qualidade e adequado a sua pisada, além de roupas confortáveis que facilitem a transpiração e o resfriamento do corpo.
No verão muita gente corre para a academia em busca de transformação corporal. Quais as suas recomendações?

Jedson Seixas - As pessoas acreditam que as academias funcionam como espaços milagrosos. Entretanto, toda atividade física deve estar associada à uma alimentação equilibrada, uma boa hidratação e uma rotina de descanso. Assim, alimentação e academia, será uma excelente associação à perda de peso.

Existem diferenças de treino para homens e mulheres?
Jedson Seixas - Não. No entanto, as diferenças hormonais e estruturais precisam ser respeitadas. Assim, tem-se que observar as cargas de cada equipamento, bem como a intensidade, a duração e o volume de repetições de cada treinamento.
Qual a importância da atividade aeróbica?
Jedson Seixas - O treino aeróbico, além de acelerar o metabolismo (auxilia no emagrecimento), também é importante para a melhora do condicionamento físico e das condições cardiovasculares. Além disso, melhora o humor e a qualidade do sono, combate a depressão, reduz a ansiedade, aumenta a autoestima e melhora o nível do colesterol HDL.
Atividades ao ar livre ou na academia? Onde obter melhores resultados?
Jedson Seixas - O importante é fazer alguma atividade física e, independente do local para a sua realização, deve-se ter a orientação e/ou acompanhamento de um profissional especializado, a fim de se obter os seus objetivos e evitar lesões.
Suplementação e dieta podem ser feitos sem acompanhamento profissional?
Jedson Seixas - Precisamos pensar que o nosso corpo é uma máquina e que máquinas precisam de manutenção. Assim, para que o corpo esteja em pleno funcionamento, tanto a dieta quanto a suplementação, devem ser acompanhadas por um profissional de nutrição.
Qual o segredo para quem quer viver um verão perfeito?
Jedson Seixas - Prefiro dizer que moderação é a palavra de ordem. Assim, a continuidade de hábitos saudáveis com a realização de atividades físicas, alimentação equilibrada com muitas frutas, roupas leves e um bom protetor solar, garantirão um excelente verão.
Sobre o Sou Verão
Esportes, música e diversão estão entre as ações propostas pelo projeto Sou Verão - projeto do Correio com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Sabin, Vitalmed e O Boticário.
Com atividades esportivas programadas para acontecer nos dias 6 e 20 de janeiro na Ribeira, e nos dias 13 e 27 na Barra - as práticas incluem stand up paddle, caiaque, patins, longboard e frescobol, e serão oferecidas por instrutores que atenderão ao público de forma gratuita, com inscrições feitas na hora e no local.
Além do esporte, o projeto conta ainda com o Palco Movimento, levando para as ruas o aulão da FitDance, zumba e alongamento, além de coleta de lixo na areia e no mar e participação de personalidades convidadas pela editoria de Esporte do Correio, sempre das 8h às 12h.
Quando o assunto é música, os shows acontecem com Pedro Pondé (6 de janeiro), Larissa Luz e Ministereo Público (13 de janeiro) e Àttooxxá (20 de janeiro). As apresentações gratuitas estão marcadas para as 18h, no Largo da Mariquita – Rio Vermelho.

FONTE: CORREIO 24 HORAS

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK