CONFIRA O VÍDEO AQUI
A intolerância ao glúten é cada vez mais uma realidade que afeta as pessoas. O aparecimento de pequenas bolinhas que se assemelham a acne nos braços são um dos sintomas mais comuns da intolerância ao glúten.
A doença celíaca é uma doença autoimune e um dos sintomas desta doença é a intolerância aos alimentos que contêm glúten.
A pessoa quando tem essa doença sofre de uma resposta imunológica que leva à produção de anticorpos que afetam o sistema digestivo e todo o organismo em geral, quando ingere glúten.
O glúten é uma proteína que está presente no trigo, na aveia, na cevada e no centeio.
A doença celíaca é o resultado de uma condição genética e pode surgir em qualquer altura da vida.
Nestas situações a origem não é genética, mas sim relacionada com outros fatores ainda em análise. Ainda assim, a maior dificuldade desta condição, é o diagnóstico.
Mas então a intolerância ao glúten e a doença celíaca são a mesma coisa? A resposta é não.
Uma pessoa pode ter intolerância ao glúten, mais ou menos grave, e não sofrer de doença celíaca.
Como os sintomas são comuns a outras patologias e vão surgindo lentamente, fica difícil fazer um diagnóstico inicial. Um dos principais sintomas é o aparecimento de bolinhas nos braços, uma condição chamada de queratose pilar, que ocorre devido à acumulação de queratina na parte posterior do braço, pela falta de vitamina A e ácidos graxos.
Estes cravos são semelhantes à “pele de galinha” e é importante saber identificar para diagnosticar.
Como a intolerância ao glúten vai prejudicando as paredes do intestino e impedindo a absorção de gordura, o organismo passa a ficar deficiente nesses componentes, por mais que a pessoa faça uma boa alimentação.
Mas atenção! Nada de alarme, porque a existência de cravos não é suficiente para fazer um diagnóstico correto.
- Enxaquecas. Estas estão quase sempre relacionadas a dificuldades digestivas; - Inflamação ou dor nas articulações;
É necessário conhecer os demais sintomas para poder saber se temos ou não intolerância ao glúten. De entre os sintomas conhecidos e relacionados com a intolerância desta proteína, estes são os mais comuns:
- Incômodos digestivos recorrentes;
- Cansaço ou esgotamento, especialmente depois de ter comido alimentos com glúten;
- Irregularidades hormonais. Nas mulheres é mais fácil de confirmar se sofrem de ciclos menstruais irregulares ou dolorosos, infertilidade ou abortos espontâneos;
- Ansiedade, depressão ou alterações de humor. O histórico clínico familiar é também decisivo para a nossa propensão para desenvolver esta intolerância.
LEIA MAIS EM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário