PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Como são feitas as provas do Enem?



Olá,
As provas do Enem despertam bastante curiosidade nas pessoas, não é mesmo? Todo mundo que vai fazer o exame fica pensando o que exatamente pode cair ou se está no caminho certo nos estudos para conseguir uma boa nota.
O que muita gente não sabe é como as questões são produzidas, por isso, a Revista QB trouxe mais essa informação para ajudar quem vai fazer a prova do Enem este ano.

Como são produzidas as questões das provas do Enem

  • O primeiro passo de todo o processo de produção das questões é a publicação de um edital de chamada pública para seleção das pessoas que vão elaborar as perguntas.
  • Depois, equipes das quatro áreas de conhecimento avaliadas pelo Enem fazem uma capacitação dessas pessoas que vão produzir as questões. Isso serve para alinhar os critérios estabelecidos pelas matrizes de referência e orientar a elaboração e revisão das questões.
  • Em seguida, acontece a elaboração das questões segundo os parâmetros do Inep.
  • O próximo passo é uma conferência para ver se os critérios foram atendidos. Isso é feito por um revisor técnico–pedagógico, que verifica também a necessidade de alterações.
  • O processo continua com a chancela de especialistas das áreas de conhecimento para as alterações feitas pelo elaborador e revisor, sempre tomando como base a ficha de revisão de questões.
  • Na sequência, especialistas das áreas de conhecimento do próprio Inep têm a tarefa de validar ou não a questão para que ela passe a fazer parte do Banco Nacional de Itens (BNI).
  • Para avaliar os parâmetros, é feito um pré-teste com uma amostra de pessoas que possuem características semelhantes ao público do Enem.
  • Com as respostas em mãos, análises psicométricas e pedagógicas são realizadas. As questões que atenderem a todos os critérios são disponibilizadas para provas futuras. O restante pode ser encaminhado para ajustes ou até mesmo não ser aproveitado.
  • Assim que a questão é aprovada, ela passa para o Banco Nacional de Itens e pode ser usada em alguma prova do Enem.
  • Para fazer parte dessa seleção, são levados em consideração os índices psicométricos conseguidos no pré-teste, o conteúdo abordado, a temática e a habilidade utilizada.
Fonte: Inep
E aí? Gostou de saber como são feitas as questões das provas do Enem? Já está preparado para fazer o exame?
Conteúdo original na Revista QB.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: josenidelima@gmail.com FAVOR INFORMAR O LINK