PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 10 de março de 2019

Aprenda a fazer massagens para aliviar dores da cólica menstrual

Série de movimentos pode ajudar a diminuir os incômodos trazidos pela menstruação. Posições especiais também auxiliam
MARJAN_APOSTOLOVIC/ISTOCK
POR METRÓPOLES
Todo mês as cólicas menstruais incomodam e podem chegar a interromper atividades cotidianas. Mas existem algumas maneiras de aliviar as dores: uma das mais eficientes é apostar em uma automassagem na região pélvica. A massagem pode ser realizada pela própria pessoa e dura cerca de três minutos. O ideal é que seja utilizado um óleo aquecido para obter melhores resultados.

A cólica menstrual, cientificamente chamada de dismenorreia, causa dor e desconforto na região pélvica, dias antes e também durante a menstruação. Algumas mulheres apresentam outros sintomas como diarreia, náuseas e vômitos, dor de cabeça, vertigem e desmaio. Uma das teorias mais aceitas para explicar o incômodo é que, durante a descamação das paredes do útero, ocorre uma produção excessiva de prostaglandinas, que provocam intensas contrações do órgão.

LEIA TAMBÉM: Massagem vaginal é nova moda nos EUA e na Europa

O tratamento pode ser feito com a administração de medicamentos antiespasmódicos, mas massagens, bolsas de água quente, acupuntura e reflexologia também alcançam ótimos resultados.

Passo a passo da massagem

Deite-se ou fique recostada em uma cadeira confortável. Antes de iniciar a massagem, aplique uma bolsa de água quente sobre a região pélvica de 15 a 20 minutos. A seguir, siga as instruções:
1. Passe o óleo na pele
Deve-se aplicar levemente o óleo de origem vegetal na região pélvica, tendo cuidado para não aplicar com muita força. Ele vai diminuir a tensão dos músculos abdominais e promover alívio da dor.
2. Faça movimentos circulares
A massagem deve ser iniciada em volta do umbigo sempre no sentido horário, para ativar a circulação da área. Aumente aos poucos a pressão, mas sem causar desconforto. Comece com toques suaves, seguidos por outros mais profundos, com as duas mãos.
3. Faça movimentos de cima para baixo
Depois de fazer o passo anterior por cerca de dois minutos, realize movimentos de cima do umbigo para baixo.
Posições para aliviar dores menstruais 
Algumas posições ajudam a combater a cólica como, por exemplo, ficar deitada de lado com as pernas dobradas, em posição fetal, durante alguns minutos.
Os exercícios de alongamento também trazem alívio para  região do fundo das costas, por isso, é recomendado ficar deitada de barriga para cima e dobrar as duas pernas, mantendo os joelhos próximos do peito por cerca de um minuto.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK