PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 11 de maio de 2019

Veja quatro alimentos que te envelhecem e saiba por que

A base do bom funcionamento do organismo é a renovação celular, mas alguns hábitos alimentares bastante comuns comprometem esse processo
STEPHANIE MCCABE, UNSPLASH
A alimentação correta é fonte de nutrientes. Por isso, o consumo equilibrado de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais é capaz de potencializar o bom funcionamento do organismo, aumentando as respostas imunológicas e evitando o envelhecimento precoce. Dessa mesma forma, hábitos de alimentação que não saudáveis terão repercussões negativas na sua saúde.

O funcionamento do corpo depende da renovação constante das células, ou seja, células velhas e menos funcionais dão lugar a células mais jovens e mais atuantes. Esse processo de renovação, por sua vez, é dependente de nutrientes que vêm da alimentação. “Se uma dieta é incapaz de prover os nutrientes em quantidades adequadas, pode haver prejuízo neste processo. Se existe ineficiência no processo de renovação, há propensão para o acúmulo de células velhas. A consequência é o envelhecimento da aparência”, explica o nutricionista clínico funcional Guilherme Schweitzer.

Sabe-se hoje, na nutrição, que uma alimentação inadequada – rica em açúcares, farinhas refinadas, gorduras hidrogenadas, óleos vegetais com alto grau de refinamento, alimentos ultraprocessados, ausência de fibras, com poucas gorduras da série ômega 3 – instaura um quadro inflamatório e, consequentemente, agrava o processo de envelhecimento.

“Hábitos não saudáveis, somados, prejudicam o correto funcionamento corporal. A forma com que envelhecemos, devagar ou rapidamente, com ou sem saúde, é pautada no conjunto de hábitos que implementamos diariamente”, argumenta o profissional.
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK