.. |
Você é daquelas pessoas que não consegue começar o dia sem uma xícara de café?
A força de um bom café está no inconfundível conjunto aroma sabor, associado ao seu suave efeito tonificante.
Você já deve ter ouvido falar que o café ajuda a emagrecer e dar energia não é mesmo? O café de fato acelera o metabolismo, porém seu efeito é limitado.
Segundo um estudo publicado no Jornal Britânico de Nutrição, de três a quatro xícaras de café por dia ajudam na prevenção de doenças coronárias, doença de Parkinson e diabetes tipo 2.
E com isso, a bebida também diminui a circunferência abdominal, que é uma das maiores causadoras de problemas do coração.
Tudo isso, porque de acordo com os pesquisadores, o café reduz de forma significativa o aumento da glicose no sangue e a resistência à insulina, que é uma incidência de diabetes tipo 2.
Mas como o café influência no apetite e na saciedade? O café modifica a produção dos hormônios conhecidos como grelina, leptina e peptídeo YY. Esses hormônios são os responsáveis também pelo nosso humor.
Certamente você já percebeu que quando estamos com fome podemos ficar com raiva ou muito irritados, e na maioria das vezes depois de comer, ficamos felizes?
Isso tem tudo haver com aquele dito popular: “estômago cheio, coração feliz”. Segundo o estudo, a relação: café e saciedade, pode estar ligado ao fato dele diminuir a fome, a leptina e a grelina e aumentar a saciedade e peptídeo YY.
Ou ainda, que esta condição só dura 60 minutos após a ingestão ou durante as 2 horas que o organismo leva para fazer a digestão. Porém, para receber esses benefícios, você deve consumir o café puro, sem adição de açúcar ou creme.
E lembre-se: não faça uso apenas do café para emagrecer, se este for seu desejo, já que ele em excesso pode causar intoxicação no organismo.
Neste caso, também vale lembrar do consumo do café por mulheres grávidas, que devem evitá-lo, já que a cafeína aumenta o risco de partos prematuros.
A dica aqui é se alimentar corretamente, de acordo com seu plano nutricional, assim seu estômago não irá pedir por mais comida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário