PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 26 de janeiro de 2019

Peixe pulmonado, o peixe que vive em terra

Peixe pulmonado em seu casulo fora de sua toca
 | Crédito da foto
POR MAGNUS MUNDI
Os peixes pulmonados, nos países de língua inglesa, são chamados de lungfish, salamanderfish ou mudfish, sendo um tipo de peixe de água doce mais conhecido por sua capacidade de viver em terra, sem água, durante meses, e às vezes até anos. Tal espécie de peixe tem um sistema respiratório altamente evoluído que pode tomar oxigênio diretamente do ar, assim como os animais terrestres. Na verdade, algumas espécies de peixes pulmonados são tão acostumados a respirar ar que eles lentamente perdem a função de suas brânquias. 

Enquanto eles ainda vivem na água, precisam regularmente chegar à superfície e respirar. Estes peixes podem mesmo se afogar se são mantidos debaixo d’água por um longo tempo.

São chamados cientificamente de dipnoicos (também chamados de Dipnoi ou Dipneusti), designação dos peixes da classe dos sarcopterígios (Sarcopterygii), isto é, peixes ósseos que podem ser pulmonados facultativos (respiração branquial quando há água e respiração pulmonado quando não há água) ou pulmonados obrigatórios. Os peixes dipnoicos são especiais pelo fato de terem como órgão primário de respiração um pulmão especializado que não possui brônquios, sendo capaz de extrair oxigênio diretamente do ar atmosférico, sendo verdadeiros ‘fósseis vivos’, exemplos de como se deu a evolução da respiração aquática para a aérea.

LEIA MAIS EM...

CONFIRA O VÍDEO ABAIXO E VEJA COMO SÃO PESCADOS:

..
FONTE DO VÍDEO: MudFish Digging

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK