18/11/2012 - 12h57
Na prorrogação, Brasil vence Espanha e conquista Copa do Mundo de futsal
VINÍCIUS BACELAR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Com um gol de Neto, já no fim da prorrogação, o Brasil venceu a Espanha por 3 a 2 na final da Copa do Mundo de futsal, disputada em Bancoc, na Tailândia, neste domingo.
- Herói do Brasil, Neto é eleito o melhor jogador da Copa do Mundo
- É para se pensar, diz Falcão sobre aposentadoria da seleção
- Veja como foi o jogo
- Itália vence e fica em 3º na Copa do Mundo de futsal
Este foi o quinto título mundial conquistado pelo Brasil sob a chancela da Fifa. A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) reivindica o reconhecimento de mais duas taças faturadas quando o torneio era organizado pela extinta Fifusa.
Brasil conquista Copa do Mundo de futsal
Ver em tamanho maior »
Vinícius ergue a taça de campeão da Copa do Mundo de futsal
Os gols brasileiros foram marcados por Neto (2) e Falcão. Torras e Aicardo chegaram a virar o marcador para a Espanha e colocar a seleção na frente do placar --quando a partida ficou 2 a 1.
Esta foi a quarta vez que Brasil e Espanha se enfrentaram em uma decisão de Mundial. Os brasileiros levam vantagem. Foram três conquistas sobre o adversário contra uma derrota.
O JOGO
Na primeira etapa da decisão, as duas equipes mostraram respeito mútuo. Não houve muitas chances para abrir o marcador. E todas foram espanholas. A seleção europeia teve a melhor oportunidade do período inicial, quando Lozano chutou rasteiro e Vinícius salvou em cima da linha para evitar o tento rival.
O ala Falcão, a exemplo de outras partidas, foi poupado para o segundo tempo. Praticamente recuperado da paralisia facial, o atleta foi importante para a melhora do desempenho brasileiro na etapa complementar ante a Espanha.
O Brasil cresceu no confronto e fez o goleiro Juanjo trabalhar. Aos 4min, Rafael Rato chutou cruzado e o espanhol se esticou para fazer a defesa com o pé. No minuto seguinte, ele nada pôde fazer na finalização de Neto, que inaugurou o placar em Bancoc.
Sem alternativas, a Espanha pressionou o Brasil em busca do empate, que veio aos 10min, com um gol de Torras. Ele aproveitou um rebote do goleiro Tiago para igualar o confronto.
A seleção não teve reação imediata e sofreu o segundo tento logo na sequência. Aicardo arriscou uma conclusão de esquerda, a bola desviou em Fernandinho e enganou Tiago. O time europeu ainda mandou uma bola no travessão com Torras. Era a chance de definir o jogo.
O técnico Marcos Sorato, então, resolveu apostar no goleiro-linha. Rodrigo passou a executar a função. A quase três minutos do fim, Falcão emendou uma bomba de esquerda no ângulo de Juanjo. Golaço. Com o empate, Tiago retornou à quadra.
No último minuto, Rafael Rato ficou livre em um contra-ataque puxado por Jé. O goleiro espanhol salvou sua equipe. A decisão do título foi para a prorrogação. No primeiro período do tempo extra, a Espanha foi superior ao Brasil.
Cautelosa, a seleção ibérica evitou a sexta falta para não dar oportunidade da cobrança do tiro livre. No fim da prorrogação, Rodrigo teve a chance de fazer o gol do título na cobrança da falta, mas Juanjo defendeu. A 19s do término, Neto desceu pela esquerda, encheu o pé e fez o gol da conquista.
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1187323-na-prorrogacao-brasil-vence-espanha-e-conquista-copa-do-mundo-de-futsal.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário