PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 18 de novembro de 2012

ARACOIABA, CONHECE?


Aracoiaba, conhece?

Aracoiaba é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na microregião Baturité, mesorregião do Norte Cearense. Sua população estimada em 2004 era de 24.862 habitantes.


ETIMOLOGIA

O nome Aracoiaba vem do nome de um rio que atravessa o município e tem duas origens: aracoiaba ou aracoaguaba. O topônimo aracoiabavem do tupi-guarani ara (ave), cói (falar) e aba (lugar), e significa lugar do canto das aves. Já o topônimio aracoaguaba também vem do tupi-guarani ará (ave), cói (falar) e aba (lugar), e significa lugar onde as aves gorgeiam[6]. Sua denominação original era Comum, depoisAldeia Canoa e, desde 1871, Aracoiaba.

HISTÓRIA

A história de Aracoiba mistura-se com a catequização realizada pelosjesuítas junto aos índios que habitavam a região, e a introdução dapecuária na época da carne seca e charque.
Aracoiaba é uma antiga comunidade do Ceará, remontando à primeira metade do século XVIII. Antes do inicio de sua colonização, esta região era habitada por índios de origen tapuiajenipaposcanindés , chorós e quesitos.

Em 1655, os jesuítas já estavam presentes na região do Maciço de Baturité, mais precisamente em Comum(hoje Olho D'Água dos Padres Jesuítas) e, a partir deste no século XIX, surge um núcleo urbano.

Com a construção da Estrada de Ferro de Baturité, Aracoiaba (então Arraial de Canoa) entra como um elo na produção e exportação de cafépara o Porto de Fortaleza. Aos 14 de fevereiro de 1880, na localidade de Moamba, Muamba ou Arraial de Santa Isabel, foi inaugurada a estação ferroviária de Aracoiaba.


GEOGRAFIA

Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 947 mm  com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água são: rio Aracoiaba e riacho do Padre, Cargúva, Barreirinha e dos Cavalos.

Relevo e solos

As principais elevações são: serra Ubirajaraserra da Tamanca e oserrote da Pedra Aguda.

Vegetação

Caatinga arbustiva densa, floresta subcaducifólia tropical, floresta úmida semi-perenofólia, floresta úmida semi-caducifólia, floresta caducifólia e mata ciliar.

Subdivisão

O município tem nove distritos: Aracoiaba (sede), Ideal, Jaguarão, Jenipapeiro, Lagoa de São João, Milton Belo, Pedra Branca, Plácido Martins e Vazantes.


ECONOMIA


CULTURA

O principal evento cultural são os festejos de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Aracoiaba, cuja festa religiosa alusiva à Padroeira é 08 de dezembro, constando de missa solene, novenários, procissão, quermesse e leilões.



FONTE:
http://blogscearenses.blogspot.com.br/2012/11/aracoiaba-conhece.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK