PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cateterismo cardíaco


Cateterismo cardíaco é o conjunto de métodos de diagnóstico e tratamento cardíacos que tem em comum o fato de ser acessado o interior do coração através de um tubo longo, fino e flexível, chamado cateter, de 2,5 milímetros de diâmetro e 1 metro de comprimento, colocado por um vaso sangüineo periférico no braço, coxa ou pescoço. Tem como objetivo corrigir problemas em veias e artérias,como obstruções. O enfermeiro deve estar atento com os cuidados dispensados com o paciente submetido a este exame. Algumas vezes um pigmento especial é colocado no cateter para fazer com que o interior do coração e vasos sanguíneos apareçam no raio-x. O pigmento pode mostrar se placas estreitaram ou bloquearam as artérias coronárias. A placa é feita de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue. O acúmulo de placas estreita o interior das artérias e pode restringir o fluxo de sangue ao coração. Quando isso acontece é chamado de doença da artéria coronária. Bloqueios nas artérias também podem ser vistos usando ultrasom durante o cateterismo cardíaco. Ultrasom usa ondas sonoras para criar imagens detalhadas dos vasos sanguíneos do coração. Os médicos podem tomar amostras de sangue e músculo cardíaco durante o cateterismo, assim como realizar pequena cirurgia cardíaca. Cardiologistas geralmente fazem o cateterismo no hospital com a pessoa acordada durante o procedimento. Há pouca ou nenhuma dor durante o cateterismo, porém a pessoa pode sentir dolorido no vaso sanguíneo onde o médico inseriu o cateter. O cateterismo cardíaco raramente causa complicações sérias. Em geral, dura entre 30 e 60 minutos, conforme o procedimento realizado. Feito na sala de cateterismo, com o paciente acordado (anestesia local), deitado sob um aparelho de raio-X. Só em criança é usado anestesia geral para evitar agitação.

Como se Preparar
 Fazer jejum de quatro horas antes do exame.
 Em geral, não é necessário suspender os medicamentos em uso.
 Procurar repousar antes do exame.

Quem deve passar pelo cateterismo cardíaco
O cateterismo cardíaco é usado para diagnóstico e/ou tratamento de várias condições cardíacas. O médico pode recomendar o cateterismo cardíaco para várias razões diferentes. A razão mais comum é para avaliar dor no peito, a qual pode ser sintoma de doença da artéria coronária e o cateterismo cardíaco pode mostrar se a placa está estreitando ou bloqueando as artérias cardíacas.
É indicado para: • mostrar obstruções das artérias que irrigam a musculatura do coração (coronárias);
• quantificar alterações do funcionamento das válvulas e do músculo cardíacos;
• esclarecer alterações anatômicas não confirmadas por outros exames;
• mostrar em detalhes uma malformação congênita;
• desobstruir artérias e válvulas.
Variações terapêuticas
• Angioplastia: Desobstrução de artéria coronária ou ponte de safena que esteja comprometida por uma placa de gordura ou um coágulo. É feita usando-se um balão que, posicionado e inflado no ponto de estrangulamento, restitui a circulação no vaso.
• Stent coronário: Fixação de uma tela de aço inoxidável na parede interna do vaso desobstruído durante a angioplastia, para impedir novo estrangulamento.
• Valvoplastia: Desobstrução de válvulas cardíacas (pulmonar e mitral) por meio de um ou mais balões infláveis, normalizando a livre circulação do sangue.

Riscos do cateterismo cardíaco
•O cateterismo cardíaco é um procedimento médico comum, que raramente apresenta problemas sérios. Entretanto, complicações podem incluir:
Sangramento, infecção e dor onde o cateter é inserido.
• Dano aos vasos sanguíneos.
• Reação alérgica ao pigmento usado.
Outras complicações menos comuns incluem: •Arritmia (batimento cardíaco irregular), a qual vai embora sozinha mas pode necessitar de tratamento se persistir.
• Coágulos sanguíneos que podem desencadear derrame, ataque cardíaco ou outros problemas sérios. •Pressão sanguínea baixa.
• Acúmulo de sangue ou fluido no saco que envolve o coração. Esse fluido pode impedir que o coração bata apropriadamente.
Assim como qualquer procedimento envolvendo o coração, as complicações podem alguma vezes, embora raramente, ser fatais. O risco de complicações com cateterismo cardíaco é maior se a pessoa tem diabetes ou doença nos rins, ou tiver mais de 75 anos de idade. O risco de complicações também é maior em mulheres e pessoas que fazem o cateterismo em emergência.


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cateterismo_card%C3%ADaco

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK