Redação Web | 11h00 | 13.12.2013
Comparação entre o Nordeste e o Sudeste foi a que apresentou as maiores diferenças de prioridades
O acesso à água potável e ao saneamento foi a opção colocada como prioridade com 36,41 pontos percentuais pelos nordestinos entrevistados da pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) – Nossos Brasis: prioridades da população, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em agosto deste ano.
Combate a mudanças climáticas também está nas preferências dos nordestinos FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Entre as preferências no Nordeste também estão oacesso a alimentos e o combate a mudanças climáticas, possível reflexo da seca na região. A comparação entre o Nordeste e o Sudeste foi a que apresentou as maiores diferenças de prioridades.
Os residentes na região Sudeste elegeram com mais frequência a governança, a educação e o meio ambiente, prioridades destacadas também no topo da distribuição de renda do Brasil.
Saúde e educação são as prioridades dos brasileiros
Em todo o País, a prioridade dos brasileiros foi a melhoria dos serviços de saúde (87,64%) seguido por educação de qualidade (72,97%), a proteção contra o crime e a violência (61,44%), melhoresoportunidades de trabalho (60,28%), um governo honesto e atuante (59,85%), além do acesso a alimentos de qualidade vêm na sequência na lista das escolhas, feitas entre 16 opções ordenadas aleatoriamente.
Telefone e internet não são preferências
As últimas prioridades no ranking brasileiro foram acesso ao telefone e à internet (6,71%), combater as mudanças climáticas (7,72), liberdades políticas (11,82%) e acesso à energia em sua casa (14,09%).
O estudo foi feito em mais de 210 cidades brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário