Este ano, pelo menos três marcas de cerveja tiraram as musas de cena e investiram em outros assuntos em suas campanhas; entenda os motivos
Megan Fox foi a musa do Carnaval 2013 da Brahma
São Paulo – A era das musas do carnaval como carro chefe de propagandas das marcas decervejas pode estar por um fio. Pelo menos é o que afirma Marcelo Pontes, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e especialista em marketing
A saturação com este tipo de abordagem não é o único motivo para a mudança de direcionamento. Segundo o especialista, a diversificação do público e as novas regras no setor também pesaram na decisão. Desde 2006, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar)determinou que modelos publicitários não podem ser retratados como objeto sexual.
“Chegou a um ponto em que as propagandas estavam muito iguais, todas as campanhas usavam o mesmo recorte. Às vezes, se você tirasse o nome da marca, o grande público poderia ter dificuldade em identificar sobre qual empresa o comercial se referia”, diz Pontes.
Embora as marcas tenham demonstrado a intenção de inovar, o especialista explica que essa mudança ainda não pode ser considerada uma tendência, pois não é certo que se concretize em um movimento de longo prazo.
Outro foco
A Skol que já recrutou musas como a atriz Barbara Borges para representar a marca em edições anteriores, este ano, apostou em uma ideia mais divertida. Com o slogan “A vida manda quadrado, só não perca o rebolado”, a campanha do carnaval 2014 da marca retrata situações inusitadas que os foliões enfrentam no carnaval.
Já a Schin seguiu com a proposta do “Porque sim” interpretada pela cantora Ivete Sangalo, que brinca com quem não tem paciência de dar explicação para tudo.
Na Devassa, Romário reforça a mensagem de que todo mundo pode se aventurar no futebol, com a campanha “Pelada, o lado Devassa do futebol”. Por outro lado, a marca seguiu a tradição e elegeu a atriz Grazi Massafera como musa para o seu camarote na Sapucaí, no Rio de Janeiro.
“É possível fazer uma propaganda mais eficiente e que atinja mais o consumidor sem usar a fórmula pronta de prateleira”, afirmou Alexandre Loures, diretor de comunicação da Ambev, que detém a marca Skol.
FONTE:
http://poyastro.blogspot.com.br/2014/03/musas-de-cervejas-no-carnaval-podem.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário