AVIAÇÃO
Plano para a Copa vai priorizar 29 aeroportos
16.04.2014
Brasília. A Secretaria de Aviação Civil (SAC) apresentou ontem, o Plano Operacional para a Copa do Mundo, com o planejamento que será aplicado aos aeroportos das cidades sede da competição entre os dias 6 de junho e 20 de julho deste ano. O principal objetivo é evitar congestionamentos nas pistas de pousos e decolagens e nos pátios dos aeródromos.
O plano envolverá 29 aeroportos prioritários situados nas cidades-sede da Copa ou a 200 km desses municípios. Outros 45 aeródromos próximos serão monitorados para serem utilizados em caso de necessidade. Durante o período do plano, esses aeroportos estarão coordenados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) da Força Aérea.
"Todos os pousos e decolagens terão ser autorizados por esses órgãos", afirmou o secretário-executivo da SAC, Guilherme Ramalho. De acordo com a SAC, os horários dos voos comerciais regulares não serão afetados, mas a aviação executiva terá suas operações condicionadas à disponibilidade de horário e espaço para pousos. Também haverá zonas de exclusão aérea no perímetro dos estádios nas horas imediatamente anteriores e posteriores às partidas.
O ministro Moreira Franco garantiu que o País está preparado para atender os brasileiros e estrangeiros nos aeroportos. "O planejamento retrata o esforço de uma equipe que vem sendo treinada não só para a Copa, mas para todos os grande evento", disse. O ministro admitiu que os atrasos nas obras de modernização e ampliação do Aeroporto de Fortaleza levaram o governo a utilizar um plano alternativo para a Copa do Mundo, "com a montagem de uma estrutura provisória". Ele garantiu que a estrutura será confortável.
FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário