PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Luís Suárez volta a morder adversário e enfrenta suspensão

Pela terceira vez o avançado uruguaio vê-se no centro de um escândalo por usar os dentes para marcar os defesas contrários. A última vítima chama-se Chiellini e a FIFA já investiga.

 

Suárez queixa-se dos dentes e Chiellini aponta para o braço mordido após o lance que envolveu o avançado uruguaio e o defesa italiano
Suárez queixa-se dos dentes e Chiellini aponta para o braço mordido após o lance que envolveu o avançado uruguaio e o defesa italiano / Matthias Hangst/Getty Images

A polémica teima em não largar Luis Suárez. Na vitória do Uruguai frente à Itália, na terça-feira, que haveria de apurar a seleção sul-americana para os oitavos de final do Mundial-2014, o avançado goleador envolveu-se num lance com Giorgio Chiellini, parecendo ter mordido o defesa italiano. A FIFA já investiga o caso que, a confirmar-se, poderá valer uma suspensão até 24 jogos, uma vez que Suarez tem um historial de mau comportamento.

O lance ocorreu à passagem dos 80 minutos do jogo realizado na cidade de Natal, no nordeste do Brasil. As imagens televisivas mostram claramente Suárez a aproximar-se de Chiellini na área italiana e a abrir a boca no contacto com o ombro do defesa. O defesa italiano reage, empurrando Suárez com o cotovelo, e ambos se lançam para o chão: Chiellini protestando e baixando a camisola para tentar mostrar a marca da mordidela e Suárez agarrado aos dentes.
O árbitro mexicano Marco Rodrigues nada assinalou e os dois jogadores permaneceram em campo durante o resto do jogo. Pouco depois, aos 81 minutos, Diego Godín marcaria o golo decisivo que determinou o fim de percurso para a Itália neste torneio.
No rescaldo do encontro, Chiellini acusou Suárez de ser "um cobarde" que se atirou para o chão, porque "sabe muito bem que fez algo que não devia ter feito". O defesa-central diz ser "ridículo Suárez não ter sido expulso" e que "o árbitro viu a mordidela mas nada fez".
Já o uruguaio nega as acusações, dizendo que o que aconteceu foi "um contacto de peito contra ombro e levei um toque no olho, nada mais", defendendo tratar-se de "situações que acontecem no jogo"
As reações não tardaram. Jim Boyce, vice-presidente da FIFA, disse ter visto a repetição várias vezes e concluindo "não haver dúvidas de que Suárez é um jogador fantástico, mas, uma vez mais, as suas ações deixam-no aberto a duras críticas". O selecionador uruguaio Óscar Tabárez diz não ter visto o lance mas sai em defesa do seu jogador, assegurando que o mesmo está a ser alvo de uma perseguição. A opinião é partilhada pelo defesa Diego Lugano e capitão uruguaio, que coloca as culpas em Chiellini, acrescentando que a marca por este exibida ao árbitro corresponder a uma cicatriz prévia ao jogo.
A sanção em curso
Segundo um comunicado da FIFA lançado depois do jogo, ontem à noite, a organização "confirma que procedimentos disciplinares foram tomados contra o jogador Luís Suárez, do Uruguai". A FIFA informa também que o avançado e a Associação Uruguaia de Futebol têm até às 17 horas de hoje (em Brasília, 21h em Lisboa) para "apresentar a sua versão e oferecer provas documentais que lhes pareçam relevantes".
Segundo o Código Disciplinar da FIFA, Suárez pode ter violado os artigos 48 (má conduta contra oponentes ou pessoas que não árbitros) e 57 (comportamento ofensivo e fair-play). Apesar do árbitro não ter sancionado o jogador em pleno relvado, o artigo 77b do mesmo código permite à FIFA "retificar erros óbvios nas decisões disciplinares do árbitro."
Se o comité disciplinar da FIFA avançar com o processo, Suárez poderá enfrentar uma suspensão até 24 jogos, impedindo-o de voltar a jogar neste Mundial-2014. A mais pesada pena que a FIFA já impôs a um jogador por infrações num Campeonato do Mundo foi ao italiano Mauro Tassotti, por ter partido o nariz do espanhol Luís Enrique com uma cotovelada no Mundial-1994: oito jogos de castigo.
Um íman de controvérsia
Esta é já a terceira vez que Suárez se envolve em polémicas devido a mordidelas. A 20 de novembro de 2010, a vítima foi Otman Bakkal, do PSV Eindhoven, quando o avançado jogava no Ajax. Este clube multou-o e a federação holandesa suspendeu-o por sete jogos.
Mais recentemente, a 21 de abril de 2013, Suárez voltou a 'atacar', tendo marcado os seus dentes no braço do defesa sérvio Ivanovic, jogador do Chelsea. A Associação Inglesa de Futebol castigou-o com 10 jogos de suspensão, medida que não foi contestada.
Este nem sequer foi o primeiro caso disciplinar que o uruguaio teve em Inglaterra. A 20 de dezembro de 2012 foi suspenso por oito jogos e multado em 40 mil libras (68000 euros),por alegadamente ter ofendido Patrice Evra, jogador do Manchester United, com palavras racistas.
Também não é a primeira vez que Suárez causa controvérsia num Campeonato do Mundo. Já em 2010, no jogo dos quartos de final que opôs o Uruguai ao Gana, o avançado "salvou" a equipa depois de ter defendido um remate de Dominic Adiyiah com a mão, na grande-área, já no prolongamento. Apesar de expulso e do penálti não ter entrado, o jogo prosseguiu para o desempate por grandes penalidades e o Uruguai acabou por continuar em prova.




FONTE:
http://expresso.sapo.pt/luis-suarez-volta-a-morder-adversario-e-enfrenta-suspensao=f877647

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK