PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Pimenta - propriedades medicinais

Publicado por: 

Neste artigo você vai encontrar: propriedades da pimenta vermelha, pimenta vermelhaemagrece, estudo com a pimenta vermelha dedo-de-moça.

Uma pesquisa recém-concluída na Faculdade de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) comprovou que a pimenta vermelha  diminui mesmo o risco de doenças cardiovasculares, maior causa de mortes no Brasil. As propriedades são devidas à capsaicina presente nas pimentas vermelhas.

Pimenta vermelha - propriedades (benefícios)

  • Pimenta vermelha emagrece
  • Pimenta vermelha reduz o colesterol 
  • É analgésico
  • Anti-inflamatório
  • Xarope 
  • Estimula o metabolismo
  • Reduz a glicose do sangue (bom para diabéticos)
  • Trata alergias respiratórias
  • Rica em vitaminas

Capsaicina

capsaicina (leia sobre ela) atua em várias áreas do corpo: alivia dores de cabeça, controla os níveis de glicose no sangue, aumenta a capacidade pulmonar e ajuda no tratamento da rinite alérgica. É, ainda até um aliado para quem quer entrar em forma: “É uma substância estimulante do metabolismo".

Artigos relacionados

Estudo com a pimenta vermelha que comprovou suas propriedades:


Por duas semanas, um grupo de ratinhos recebeu, todos os dias, uma pequena dose de extrato de pimenta dedo-de-moça, a mais consumida no país.

Pimenta propriedades medicinais
Pimenta vermelha contém capsaicina.Foto: Flickr

No fim do período, sangue foi coletado e comparado com o de ratinhos que não receberam a pimenta.

O resultado impressionou os pesquisadores. “Nós tivemos uma redução bastante significativa, em torno de 45%, do colesterol total desses animais. Uma redução do colesterol total, tanto em humanos quanto em cobaias, mostra que há um risco menor do desenvolvimento de doença arterial coronariana ou aterosclerose”, diz a nutricionista da PUC-RS Márcia Keller Alves.

Em outras palavras: menor risco de enfartes. O que reduziu quase pela metade a gordura do sangue nos ratinhos foi a capsaicina, o princípio ativo da pimenta, que dá a ela o gosto ardido. “É esse princípio ativo que faz com que a pimenta seja benéfica à saúde. Então, quanto mais picante mais capsaicina. E quanto mais capsiacina mais benefícios com o consumo da pimenta”, esclarece Márcia Keller Alves.

Conclusão: "Pimenta vermelha faz bem".

Atenção!!
A pimenta vermelha é uma irritante da mucosa gástrica, então, quem tem gastrite ou úlcera não deve comer pimentas de qualquer tipo. Além disso, tome cuidado ao manipular pimentas para não levar as mãos aos olhos, pois será extremamente irritante.

FONTE: SAÚDE COM CIÊNCIA

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK