VENDA ILEGAL DE INGRESSOS
Integrante da Fifa comandava esquema
03.07.2014
Bilhetes eram vendidos num luxuoso hotel, embaixo da janela do quarto do presidente da Fifa, Joseph Blatter
O esquema milionário de venda ilegal de ingressos da Copa do Mundo, desarticulado pela operação "Jules Rimet", era comandado por um integrante da Fifa. Na quadrilha, o membro da Federação está acima do franco-argelino Lamine Fofana, de 57 anos, preso terça-feira no Rio, que rodava pela cidade com carro oficial da Fifa e tinha trânsito livre pela entidade. Só no Mundial do Brasil, a quadrilha, que contava com cerca de 30 pessoas, faturava R$ 2 milhões por jogo.
Segundo o delegado Fábio Barucke, da 18ª DP (Praça da Bandeira), responsável pela investigação, o integrante da Fifa é homem e sua voz está nas gravações feitas pela polícia, com autorização da Justiça, nas ligações de Fofana. Preso na quarta-feira, em São Paulo, o braço direito de Fofana no Brasil, José Massih (advogado, já foi empresário do jogador Elano) disse aos policiais que o prenderam que estava disposto a delatar o líder da quadrilha, e que ele era da Fifa.
Massih e outro integrante da quadrilha preso em São Paulo, Alexandre da Silva Borges, devem ser transferidos para o Rio. "O Fofana é um cara grande na quadrilha. Pode ser uma tainha, mas não é uma lagosta. Tem gente mais graúda que ele", disse o promotor Marcos Kac, da 9ª Promotoria de Investigação Penal. A operação Jules Rimet foi uma parceria entre Polícia Civil, Ministério Público e Juizado Especial do Torcedor.
Prova de que Mohamadou Lamine Fofana fazia parte da "família Fifa" foi a reação de perplexidade de cartolas no hall do Copacabana Palace, ao saber da prisão do cambista. Fofana era um velho conhecido deles, inclusive do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira. Nesta Copa, ingressos eram vendidos à beira da piscina do luxuoso hotel, embaixo da janela do quarto do presidente da Fifa, Joseph Blatter. Até agora, 11 pessoas foram presas. Outras sete (todos brasileiros) estão sendo investigadas. O grupo envolvia pelo menos 30 integrantes, muitos no exterior, já que a quadrilha agiu nas últimas quatro Copas do Mundo.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/jogada/integrante-da-fifa-comandava-esquema-1.1050568
Nenhum comentário:
Postar um comentário