PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 18 de março de 2015

Confira momentos de Cid ao longo dos 77 dias como ministro da Educação

"PÁTRIA EDUCADORA"

19h42 | 18.03.2015

Ex-governador do Ceará assumiu o cargo no dia 2 de janeiro de 2015


Cid Gomes assumiu o ministério da Educação no dia 2 de janeiro de 2015 com o objetivo de levar adiante o slogan do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff de “Brasil, pátria educadora”. Ao assumir o cargo, o ex-governador do Ceará tinha pela frente o reajuste do piso dos professores, a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e uma série de mudanças que planejava. 
 
Confira momentos de Cid ao longo dos 77 dias como ministro:
1 – Reajuste do piso salarial dos professores
No dia 7 de janeiro, Cid anunciou o ajuste do piso nacional dos professores da educação básica, que   teve um reajuste de 13,01%, saltando dos atuais R$ 1.697 para R$ 1.917,78. Isso significa que nenhum docente da rede pública do País, do ensino infantil ao médio, com jornada de 40 horas semanais, poderá ter remuneração abaixo desse valor.
2 – Resultado Enem
O resultado do Enem 2015 foi divulgado no dia 13 de janeiro. Na ocasião, o então ministro, Cid Gomes, fez uma avaliação sobre o desempenho dos estudantes na prova.  
3 – Consulta online
A consulta, que ajudará a fazer o Enem, teve um total de 36.582 sugestões e foi aberta em 2 de março e encerrada nesta terça-feira (17). Para contribuir, os interessados responderam um formulário com três perguntas, sobre ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do Enem, para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova, além de opinar livremente sobre o exame.
3 – Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está passando por mudanças na concessão de recursos. Um novo sistema unificado on-line será o responsável por limitar a quantidade de financiamentos que serão concedidos em cada curso e faculdade.
Já neste ano, alguns obstáculos, como um teto para as mensalidades, vêm dificultando as inscrições em algumas instituições. 
4 – Cortes 
O Ministério da Educação foi o mais afetado pelos cortes de gastos não obrigatórios anunciados pelo governo em janeiro. Conforme o decreto 8.389, publicado no Diário Oficial da União (DOU), a pasta sofrerá uma limitação extra de 586,83 milhões de reais por mês em seu orçamento. Isso ocorre porque este ministério é o que possui o maior volume de gastos não prioritário
5 – Encontro com a Xuxa
Cid Gomes esteve, no dia 11 de fevereiro, com a Xuxa. Segundo o ex-ministro, a apresentadora tem produzido “excelentes materiais para o Ensino Infantil e se dispôs a colaborar com dois importantes projetos do Governo Federal: o Mais Creches e o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa”.
6 – Achacadores
Em fevereiro, durante uma visita à Universidade Federal do Pará, Cid Gomes disse que a Câmara tem "uns 400 deputados, 300 deputados achacadores". A frase gerou grande repercussão e levou o então ministro a prestar esclarecimentos na Câmara. Nesta quarta (18), o ex-governador do Ceará compareceu à sessão e depois de muito bate-boca, deixou o ministério. 

FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/online/confira-momentos-de-cid-ao-longo-dos-77-dias-como-ministro-da-educacao-1.1247606

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK