Detenntor da Bola de Ouro da Fifa em janeiro, Cristiano Ronaldo não foi bem avaliado no ranking de atacantes exposto pelo Observatório do Futebol CIES. O estudo, que avalia o desempenho dos jogadores desde 1º de janeiro de 2015, colocou o português do Real Madrid na 29ª posição. O líder foi Lionel Messi - que atingiu a pontuação máxima (100). Completam o rol dos três primeiros dianteiros do mundo o holandês Arjen Robben (92), do Bayern de Munique, e seu surpreendente compatriota Bas Dost (77), que defende o Wolfsburg.
Veja a lista com os 15 melhores de cada posição aqui .
No levantamento, Messi não apareceu sozinho como detentor da avaliação perfeita. Receberam a pontuação 100 o zagueiro Emir Spahic, do Bayer Leverkusen, o lateral Gael Clichy, do Manchester City, o volante Nuri Sahin, do Borussia Dortmund, além dos articuladores Eden Hazard (Chelsea) e Mesut Ozil (Arsenal).
Surpreendentemente, Cristiano Ronaldo ficou atrás de nomes como Lucas Barrios, paraguaio do Montpellier, Pierre-Emerick Aubameyang, astro do Gabão que veste as cores do Borussia Dortmund, e até mesmo Cristophe Mandanne, do francês En Avant Guingamp. O camisa 7 do Real Madrid tem "apenas" dez gols em 15 jogos no ano. Parceiros do português no clube merengue, Gareth Bale e Karim Benzema também não foram nada bem: o galês ficou em 35º e o francês, em 37º.
Neymar foi o 12º, com 51 pontos, empatado com Olivier Giroud (Arsenal) e Carlos Bacca (Sevilla).O melhor brasileiro da lista foi o volante Fernandinho, que atingiu boa avaliação: 94. O atleta do Manchester City, além do líder Sahin, ficou atrás de Paul Pogba, da Juventus (96) entre os volantes. Capitão da Seleção no último Mundial, Thiago Silva foi eleito o quinto melhor zagueiro (71), com o compatriota David Luiz (69) no sexto posto.
O estudo do CIES também leva em consideração aspectos como finalizações, criação de chances, retomadas de bola, distribuições de jogo, recuperações no setor defensivo e vigor físico. Tais variáveis possuem peso adaptado às respectivas posições. A lista só trouxe consigo atletas que atuaram dois terços dos minutos de suas equipes nos campeonatos nacionais em 2015.
FONTE: TERRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário