PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 2 de junho de 2015

Médico no HGF pede exame para paciente e descobre: “sem resultado por falta de insumo”

Por Wanfil em Ceará
Um médico amigo enviou-me a imagem de um simples exame de urina, solicitado para um paciente do Hospital Geral de Fortaleza. Confirma aí no que deu:
Exame
Exame de urina sem resultado por falta de insumos não revela doença de paciente no HGF, mas comprova grave infecção na gestão pública cearense
Sem insumos e muito mais
Do ponto de vista técnico, o exame “sem resultado por falta de insumo” deixa os médicos às cegas, em caso de infecção, sem saber que tipo de germe está presente no organismo do paciente e qual o antibiótico ideal para tratar a doença. Um remédio inadequado pode deixar as bactérias mais resistentes ao tratamento.
Por outro lado, em termos de serviço público, o exame mostra que a saúde no Ceará sofre de uma grave infecção causada pelos germes da incompetência administrativa, falta de planejamento e crise financeira. Uma rede incapaz de realizar um exame de urina está falida. Pior: ilude pacientes e expõe médicos a situações juridicamente arriscadas. Certamente existe uma série de explicações para o ocorrido, como “caso isolado”, “problema na licitação”, “atraso momentâneo”, “burocracia nos repasses” e por aí vai. As matérias na imprensa a respeito estão cheias delas, com as mesmas promessas de “normalização dos serviços” para breve. O que sei é que tenho conversado com profissionais da saúde com frequência e os relatos são os mesmo: a penúria e a falta de condições de atendimento se tornaram crônicas. Um desastre assim não se improvisa, como dizia Nelson Rodrigues.
Exemplo de má gestão
A revista Veja publicou em sua edição desta semana que o Ceará se tornou exemplo de má gestão durante os governos de Cid Gomes. Como prova, mostrou obras que já consumiram milhões, mas estão paradas, sem previsão de conclusão, como o VLT, a Linha Leste do Metrô e o Acquario. Outro ponto abordado foram as finanças. Segundo a revista, o governo usou de truques contábeis para dizer que as contas estaduais estavam no azul, quando, na verdade, conforme critérios utilizados pelo Banco Central, estariam no vermelho.
Lendo bem o exame de urina do paciente no HGF, a denúncia faz todo sentido.

FONTE:
http://tribunadoceara.uol.com.br/blogs/wanderley-filho/ceara/exame-no-hgf-sem-resultado-por-falta-de-insumo/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK