PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Indicação de Eduardo Barbosa é escolhida para o Prêmio “Brasil Mais Inclusão”


20534278172_f82baeb228_k

A Apae do Distrito Federal, indicada pelo deputado Eduardo Barbosa (MG) está entre os ganhadores do Prêmio “Brasil Mais Inclusão”, escolhidos pela Câmara dos Deputados na semana passada. O tucano indicou a entidade devido ao seu pioneirismo e excelência na capacitação de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. A cerimônia de premiação será no dia 3 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
O prêmio é uma homenagem às empresas públicas ou privadas, entes federados (União, estados e municípios) e personalidades que tenham realizado trabalhos ou ações que mereçam destaque na inclusão de pessoas com deficiência – em especial, aqueles que valorizam a pessoa com deficiência no emprego, trabalho e renda.
Mobilizando familiares e profissionais do ensino especial, a Apae do Distrito Federal, a partir de 1989, foi pioneira na adoção de um programa de Educação Profissional e Trabalho voltado especificamente para pessoas com deficiências intelectual e múltipla. Criou um novo projeto que viabilizou a colocação de pessoas com deficiência intelectual na modalidade de Emprego Apoiado, favorecendo justamente quem não tinha perfil para o mercado comum e competitivo.
Com a parceria da Universidade de Brasília, iniciou uma nova área de qualificação para este público: a higienização e pequenos reparos de bens culturais (livros e documentos). Hoje o projeto está na 7ª equipe, com contratos com diversos órgãos públicos, como a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o Supremo Tribunal Federal, o Ministério da Relações Exteriores, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), o Tribunal Superior Eleitoral e o Superior Tribunal de Justiça.
A instituição consegue favorecer ainda mais de 400 aprendizes por ano nas oficinas de formação básica para o trabalho, mantidas em suas quatro unidades de atendimento (nas cidades de Brasília, Guará, Ceilândia e Sobradinho). Os beneficiários têm a possibilidade de passar por experiências laborais em mais de uma área de atuação, ampliando suas chances de inclusão no mundo do trabalho.
A instituição mantém oficinas em áreas como cozinha industrial, processamento de alimentos, panificação, salgaderia, confeitaria, serviços de copa, lanchonete, higienização de ambientes, lavanderia, serviços administrativos, jardinagem, artesanato, horticultura, produção de mudas e de plantas ornamentais.
GANHADORES
Cinco instituições e cinco personalidades serão homenageadas com a entrega do diploma de menção honrosa. Além da Apae DF, as entidades agraciadas são:
– Associação das Pessoas com Deficiência de Montes Claros (MG);
– Associação Jacarezinhense de Atendimento ao Deficiente Auditivo e Visual (PR);
– Instituto de Cegos do Brasil Central (MG); e
– Associação Juliano Varela (MS).
As cinco personalidades escolhidas são:
– David Pena Ramos César, nasceu com uma síndrome rara que ocasionou a má formação dos seus membros superiores e inferiores, e atualmente é palestrante motivacional;
– Patrick Dornelles é Embaixador da ONU dos Objetivos do Milênio (ODM/PNUD), representando a pessoa com deficiência;
– Maria da Penha Maia é uma farmacêutica brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado, e acabou dando o seu nome para a lei que pune a violência contra a mulher;
– Mayara Ferreira é vereadora em Boa Vista (RR). É cadeirante, participou de vários movimentos sociais e luta pelos direitos das pessoas com deficiência; e
– Tereza Nelma da Silva é vereadora em Maceió e está ligada à defesa dos direitos das pessoas com deficiência e à inclusão.
Do portal PSDB na Câmara
FONTE: PSDB

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK