PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Geladeira: dicas simples que fazem a diferença na hora de economizar!

ENERGIA CONSCIENTE
Evite colocar alimentos quentes na geladeira e esqueça os tapetinhos para as grades: tudo isso aumenta o consumo de energia

Da Redação

Hoje, vamos falar sobre como economizar energia com o refrigerador, por muitos considerada umas das vilãs do consumo de energia em casa. Apesar de os novos modelos terem evoluído bastante e já serem considerados mais eficientes, a geladeira ainda é, pelo menos na cozinha, o eletrodoméstico que mais exige atenção e boas práticas de consumo para não deixá-la gastar ainda mais energia elétrica do que o necessário.
Para começar, a geladeira precisa ficar ligada todo o tempo, durante 24 horas por dia. É importante saber que desligar o aparelho durante a noite e religar pela manhã não ajuda a economizar energia.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), uma geladeira leva, em média, dez horas para descongelar completamente. Como o aparelho opera sempre a uma determinada temperatura, quando o motor for religado, ele trabalhará mais para chegar à temperatura necessária, compensando o que foi economizado durante a noite. Segundo a Aneel, só vale a pena desligar a geladeira quando o período sem uso for de alguns dias.
Outra dica é importante é não secar roupas atrás da geladeira. A prática e bastante comum, já que o calor do motor ajuda a evaporar a água, fazendo com que as roupas sequem mais rápido. Mas, mesmo que a geladeira não seja usada para secagem completa, evite fazer isso. O motivo é bastante simples: além de sobrecarregar o motor, aumentando o consumo de energia, o contado das peças molhadas com a grade do motor elevar o risco de choques.
Guardar alimentos quentes na geladeira também aumenta o consumo de energia, porque ela vai precisar “trabalhar” mais ara fazer com que aquele alimento chegue à temperatura dos demais, aumentando o consumo de energia. 
O Manual de Consumo Consciente de Energia da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) também dá outras dicas simples que fazem a diferença no consumo de energia da geladeira. “Verifique sempre o estado das borrachas de vedação da geladeira, a fim de evitar desperdício de energia”, diz o Manual. Um teste prático é colocar uma folha de papel e fechar a porta do refrigerador. Se a folha ficar presa pela borracha, a vedação está adequada. Se a folha cair, a borracha não está com vedação adequada, o que significa maior gasto de energia. 
Ele também recomenda descongelar o aparelho regularmente, assim como regular o termostato de acordo com a estação fria do ano e colocar a geladeira em local ventilado, afastado da parede, dos raios solares, do fogão e de estufas. Outra dica simples, mas eficiente é não forrar as prateleiras da geladeira, porque isso impede a circulação de ar e acaba consumindo mais energia. Além disso, algum alimento pode não ficar bem refrigerado.
Além das práticas de consumo consciente, há outro detalhe importante que é preciso saber para economizar ainda mais. Os modelos mais antigos de geladeira consomem mais – de acordo com a Aneel, cerca de 150 kWh por mês. Os mais modernos são mais econômicos e ainda é possível verificar o nível de economia a partir do Selo Procel e da etiqueta do Inmetro, que deve ter sempre a classificação A.
Mas também é importante saber que, quanto mais a capacidade da geladeira, maior o consumo. As comuns, de acordo com levantamento da Eletrobras, têm potência média de 45W a 150W. Já as duplex têm potência, em geral, de 250W. Veja o consumo médio de cada geladeira, conforme a capacidade. O levantamento é da Aneel:


FONTE: Correio 24 Horas

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK