PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Desbloqueio por padrão no Android não é tão seguro quanto se pensava

(Foto: Reprodução)
Uma das formas mais comuns de bloqueio de smartphones no Android não é tão segura como se pensava. Caso você use um padrão para desbloquear o seu dispositivo, talvez seja uma boa ideia pensar em uma alternativa mais segura.
Pesquisadores da Academia Naval dos EUA, em parceria com a Universidade de Maryland em Baltimore, publicaram um estudo que mostra como um observador casual consegue não só conferir como reproduzir um padrão de desbloqueio do Android sem grandes dificuldades, enquanto um PIN de 6 dígitos se mostrou bem mais complicado de ser reproduzido.
De acordo com o estudo, padrões de desbloqueio com até seis posições podem ser reproduzidos por duas em cada três pessoas que observam ele sendo realizado uma vez. No caso de PINs com até seis dígitos, apenas uma em cada dez pessoas é capaz de memorizar e reproduzir a senha.

O professor Adam Aviv, da Academia Naval, explicou para a Wired que isso ocorre devido à forma como os padrões de desbloqueio do Android são muito mais fáceis de serem memorizados pelo nosso cérebro do que uma senha numérica, o que faz com que o recurso acabe sendo menos seguro do que uso de um PIN.
Existem formas de dificultar a memorização do padrão de desbloqueio. Nas configurações do Android, é possível desativar a opção "Manter o padrão visível", que exibe linhas repetindo os movimentos feitos pelo usuário na tela ao desbloquear a tela usando um padrão. O estudo concluiu que apenas 35% das pessoas conseguem identificar um padrão sem o auxílio das linhas.
Mesmo que smartphones modernos apostem em novas formas de segurança como os leitores digitais e o reconhecimento facial, o uso do padrão de desbloqueio ainda é alto não só por quem não tem um aparelho com recursos biométricos, mas também por quem usa esses recursos avançados. Afinal de contas, o Android sempre pede para o usuário digitar um PIN ou inserir o padrão de desbloqueio quando o aparelho é iniciado.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK