PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Os Sermões, de Padre Antônio Vieira

POR CANAL DO ENSINO
Postado por: 

Olá, leitor!
Os Sermões, de Padre Antônio Vieira, são textos em prosa que representam o período barroco na literatura brasileira, sendo que em sua maioria, eles se apresentam por meio de assuntos polêmicos, ao tecer críticas pontuais a diversos aspectos que o Padre Antônio Vieira acreditava estarem errados naquela época que precede o descobrimento do Brasil.
Nesses sermões, pode-se encontrar muitas vezes críticas certeiras ao despotismo dos colonos portugueses, a outros pregadores que não exerciam de forma correta a sua função de catequização, a influência negativa do Protestantismo que acabava de chegar ao Brasil Colonial, aos novos-cristãos – que em sua maioria eram judeus que se converteram ao catolicismo e vieram se instalar aqui em terras tupiniquins – entre outras coisas.
Até mesmo a polêmica Inquisição não escapou das críticas dos sermões de Padre Antônio Vieira, que se dizia totalmente contra essa barbárie e afirmava que essa não era a melhor forma de se evangelizar as pessoas, ou seja, não concordava que o medo fosse uma boa maneira de fazer com que os povos aceitassem o catolicismo.
Além disso, Vieira também era um defensor dos povos indígenas, pois condenava os horrores vivenciados por eles nas mãos dos colonos portugueses que chegaram ao Brasil, assim, defendia a catequização dos povos indígenas bem como a integração deles com a sociedade.
Padre Antônio Vieira viveu de 1608 a 1697, tendo escrito cerca de mais de 200 sermões diferentes, onde se destacam três muitos famosos, os quais veremos a seguir, e também diversos tipos cartas de manifestos (aproximadamente 500) e até mesmo profecias. Confira!
“Pelo que fizeram se hão de condenar muitos. Pelo que não fizeram, todos”. (Sermões, “Julgamento”)

Estrutura dos Sermões

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK