Na tradição popular dos cearenses, o Dia de São José é a data limite para garantir boas chuvas para as plantações. Especialistas explicam que a data também é próxima do equinócio de outono, o que pode influenciar na ocorrência das chuvas no estado.
POR G1 CE - O Dia de São José, comemorado no dia 19 de março, é motivo de esperança na tradição dos católicos cearenses, que acreditam que se chover até esta data é sinal de um bom período de precipitações. No Ceará, o santo é considerado padroeiro, o que motiva o feriado anual. A crença religiosa, contudo, pode ser também explicada cientificamente, já que na data ocorre um fenômeno no movimento da Terra, denominado equinócio de outono.De acordo com a Fundação Cearense de Meterorologia e Recursos Hídricos (Funceme), no equinócio de outono os dois hemisférios terrestres estão igualmente iluminados pelo sol. Dessa forma, a noite vai ter a mesma do dia. A incidência direta de raios solares na linha do Equador, de onde o Ceará está próximo, acaba atraindo ventos úmidos para a região, e geralmente traz chuvas.
Leia Também: Chove em mais de 60 cidades do Ceará no Dia de São José
Ainda assim, para a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, a ocorrência das chuvas antes desse período nem sempre garante um inverno com chuvas abundantes.
“Existe a religiosidade que a gente respeita, com toda certeza. O dia 19 de março é próximo ao equinócio, que é quando o sol, na sua órbita aparente, passa a influenciar o hemisfério norte. Uma outra questão é quanto ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Se, até março, que é a metade da estação chuvosa, ela não tiver contribuído para chuvas no Nordeste, isso acaba frustrando a qualidade da quadra chuvosa”, comenta.
CONTINUE LENDO EM: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/03/19/dia-de-sao-jose-entenda-porque-19-de-marco-e-sinonimo-de-esperanca-de-um-bom-periodo-chuvoso-para-o-ceara.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário