PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

2 mil obras da literatura de cordel grátis para download

Por Canal do Ensino
Postado por: Taíza Torres

Olá,
É muito importante conhecer um pouco sobre a literatura de cordel, ela faz parte da cultura brasileira e se você é estudante precisa mais do que nunca saber o que é literatura de cordel. Vamos mostrar aqui 2 mil obras da literatura de cordel grátis para download, agora não tem mais desculpa para não ler e conhecer essas obras. 
Você sabe o que é literatura de cordel? Esse é um gênero literário muito conhecido no Brasil também como folheto, é um estilo de poesia popular. O nome literatura de cordel foi dado por causa da forma que ele era apresentado, na época que ele surgiu, os folhetos eram expostos pendurados em cordas, barbantes ou cordéis. Daí surgiu o nome literatura de cordel, quando os portugueses vieram para o Brasil esse nome veio com eles e foi herdado ainda no nordeste do Brasil.
Existem muitos autores importantes desta época, vamos mostrar como você pode ter acesso as 2 mil obras da literatura de cordel grátis para download, mas antes veja uma pequena lista com autores importantes desse gênero literário:

  • Antônio Francisco Teixeira de Melo;
  • Antônio Teodoro dos Santos;
  • Apolônio Alves dos Santos;
  • Firmino Teixeira do Amaral;
  • João Martins de Athaude;
  • Paulo Nunes Batista;
  • Severino Milanês Silva.
O acervo com as 2 mil obras da literatura de cordel grátis para download está disponível para qualquer pessoa que se interessar pelo gênero, você pode baixar com facilidade. Quem oferece essa oportunidade é a Fundação Casa Rui Barbosa (FCRB), eles criaram o Cordel – Literatura Popular em Verso, que reúne muitas obras de 21 cordelistas.
São mais de 2 mil obras, para ser mais exato estão disponíveis 2.340 folhetos para consulta. Lá você vai encontrar versões originais e variantes dos cordéis. Este projeto foi idealizado pela professora Ivone da Silva Ramos Maya, sua ideia partiu depois de receber um material muito raro do cordelista Leandro Gomes de Barros, um dos mais reconhecidos e importantes poetas do gênero.
Sua intenção foi então dividir com outras pessoas os escritos deste autor, mas os planos de Ivone são ainda maiores, ela pretende enviar uma proposta para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) seu objetivo é que o cordel seja tombado como patrimônio da humanidade. E como ter acesso as 2 mil obras da literatura de cordel grátis para download?
Para ter acesso a todas essas obras é bem simples, basta entrar no link que vamos deixar aqui para você. Nesse site você conhece um pouco do projeto, aprende sobre a literatura de cordel e também pode ver, ler e baixar as obras, pode ter certeza que você vai curtir muito esse projeto e as obras que estão no site.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK