PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 21 de abril de 2017

4 PDFs Grátis Sobre a Historiografia das Mulheres no Brasil

Olá,
A participação da mulher na história do Brasil é um assunto muito discutido atualmente e que cada vez mais temos novas descobertas na forma como as mulheres participaram incisivamente da história, mas nem sempre foi assim.
Ainda hoje é difícil ter informações sobre mulheres que participaram de lutas em um país que sempre foi comandando e retratado por homens, mas atualmente a historiografia brasileira tem oferecido muito conteúdo sobre a história das mulheres no Brasil,
Muitos desse conteúdo é disponibilizado através da biblioteca em PDF que oferece desde artigos até mesmo livros sobre a historiografia das mulheres em arquivo PDF gratuito, onde também é possível encontrar diversos outros assuntos relacionados a história que são linkados aos arquivos para baixar de imediato e aproveitar a leitura.

1 – As Mulheres na Historiografia Brasileira – Margareth Rago

Escrito por Margareth Rago esse artigo faz uma espécie de reflexão sobre a historiografias que retrata a participação das mulheres em fatos importantes da história do Brasil.
Apenas recentemente isso foi possível e nesse artigo podemos encontrar um contexto sobre as lutas e participação da mulher em diferentes momentos da história do país e dentro da sociedade.

2 – A Mulher na Historia do Brasil – Mary del Priore

O livro de Mary del Priore traz um contexto muito interessante da maneira como a mulher sempre foi tratada dentro de uma sociedade predominantemente masculina.
O livro traz uma espécie de análise sobre o machismo no brasil que se repete por gerações e a forma como a mulher era tratada dentro de um contexto histórico e ela traz uma análise da mulher dentro da história do Brasil desde do período colonial.

3 – A Emergência da Pesquisa da História das Mulheres e das Relações de Gênero – Rachel Soihet e Joana Maria Pedro

Esse artigo traz conceitos muito interessante da forma como até hoje a mulher ainda busca seu espaço e que assim como temas de relações de gêneros são pautas muito discutidas atualmente em diferentes conceitos. O artigo traz à tona uma realidade a partir de 1980 mostrando dentro de uma Historiografia a participação da mulher.

4 – História das Mulheres – Joan Scott

História das mulheres escrito por Joan Scott é um capítulo do livro A escrita da História de Peter Burke, nesse capítulo em especial é abordado a forma como a mulher participou de diferentes maneiras para conquistar seu espaço e da maneira como isso foi discutido ao longo do tempo.
Ele retrata muitas conquistas obtidas pelas mulheres através de movimentos e em diferentes esferas da sociedade, tornando-se cada vez mais um tema importante a ser abordado.
Boa leitura!

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK