Executivo boliviano naturalizado brasileiro estava com 88 anos
Morreu na noite de segunda-feira (21), o fundador da marca Brastemp, Hugo Miguel Etchenique, aos 88 anos. Boliviano naturalizado brasileiro, Hugo era filho de Miguel Etchenique e Elena Etchenique Dorado, nasceu em La Paz, na Bolívia, no dia 24 de novembro de 1925.
Engenheiro industrial formado pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, passou por diversos cursos no MIT, Massachusetts Institute of Technology, em Cambridge, e no Stevens Institute of Techonology, em Hoboken, Nova Jersey. Em 1950, desembarcou no Brasil para trabalhar com o pai no empreendimento da Brasmotor.
Depois de passar por todos os setores da fábrica de São Bernardo do Campo, assumiu uma das gerências da empresa e participou da criação da marca Brastemp em 1954. Peça importante nas negociações da transição da companhia para a linha-branca, Hugo Miguel trabalhou também na criação da Multibrás em associação com a Sears e a Whirlpool em 1958 e na montagem final da holding Brasmotor em 1961. Dois anos depois, assumiu a superintendência da Multibrás.
Nos anos setenta, já à frente do Conselho de Administração e da Superintendência da Brasmotor S.A., coordenou a incorporação e o ajustamento da Consul e da Embraco ao grupo, processo que repetiria em 1984 com a aquisição do controle acionário da Semer, fabricante de fogões.
Nos anos noventa, sob o comando de Hugo Miguel Etchenique, a Brasmotor solidificou sua estrutura corporativa e preparou as bases de sua internacionalização. Para realizar o primeiro objetivo, o presidente do Conselho de Administração propôs, em 1994, a fusão da Brastemp, Consul e Semer na nova Multibrás S.A. Eletrodomésticos.
Para o segundo, nesse mesmo ano, Hugo Miguel Etchenique e seus executivos foram à Itália finalizar a compra da Aspera SA, importante fábrica de compressores, incorporando-a à Embraco. E no início de 1995, formalizaram uma joint venture entre a Embraco, a Whirlpool e a Beijing Snowflake Electric Appliance Group, também para a produção de compressores para refrigeradores domésticos na China.
Na nota de falecimento assinada por João Carlos Brega, CEO da Whirpool, lamenta a perda: "em nome dos 68 mil colaboradores da Whirlpool Corporation em todo mundo, manifestamos irrestrita solidariedade e carinho aos familiares. Inexistem palavras capazes de descrever o profundo respeito e admiração que sempre tivemos pelo Sr. Etchenique, além do reconhecimento por suas inúmeras contribuições ao nosso País, à indústria brasileira e à inovação".
"Hugo Miguel Etchenique será para sempre lembrado como um ícone e um exemplo para os brasileiros e para a indústria", escreveu em comunicado enviado à imprensa.
http://economia.ig.com.br/2014-07-22/morre-o-fundador-da-brastemp-hugo-miguel-etchenique.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário