PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 11 de outubro de 2014

Mais da metade da população brasileira está acima do peso

SAÚDE

Mais da metade da população brasileira está acima do peso

13h03 | 11.10.2014

Quadro de obesidade no País foi estabilizado, mas ainda apresenta número bastante expressivo


No dia 11 de outubro é comemorado Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Segundo a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal, dos quais 17,5% são obesos.
 
Apesar da estabilização do quadro de obesidade no Brasil, após 8 anos em ascensão, o número ainda é preocupante. A pesquisa Vigitel aponta ainda que 54,7% dos homens apresentam excesso de peso, contra 47,4% das mulheres. Já a proporção de obesos entre os dois sexos é o mesmo: 17,5%. 
 
O excesso de peso pode ser identificado através da medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), calculo realizado através da divisão do peso (em quilogramas), pela altura (em metros) ao quadrado. Pessoas com o peso normal tem o IMC de 20 a 25, com sobrepeso, 25 a 30, e obesas, superior a 30. A obesidade é dividida ainda entre os graus I (moderado excesso de peso, com IMC entre 30 e 34,9), II  (obesidade leve ou moderada, IMC entre 35 e 39,9) e III (obesidade mórbida, IMC ultrapassa 40).
 
Para a diminuição deste cenário, é necessária a conscientização sobre os riscos de doençascausadas pela ingestão prolongada de produtos como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas, entre outros, que devem ser ingeridos com moderação. 
 
É aconselhada, ainda, uma alimentação saudável baseada na ingestão de frutas, verduras, legumes e cereais integrais que contêm vitaminas, fibras e outros compostos e auxiliam as defesas naturais do corpo. Estes alimentos devem ser ingeridos com frequência.

FONTE: DN

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK