Postado por Jéssica Ragazzi
em 8 - dez - 2014
Ao se deparar com crianças ou animais extremamente fofos, muita gente tem vontade de apertá-los, amassá-los e até mesmo mordê-los. Aqui no Tudo Interessante já publicamos várias matérias sobre
animais e
crianças fofas, e várias pessoas com certeza já sentiram algumas dessas vontades. Esta é uma reação tão comum que a ciência resolveu explicar e até mesmo nomear o fenômeno.
De acordo com pesquisadoras da Universidade Yale, esses comportamentos são importantes instrumentos para controlarmos nossas emoções. O fenômeno foi nomeado como “agressão fofa” – “cute aggression” em inglês – e explica que às vezes a fofura é tanta que o cérebro não resiste e manifesta isso na forma de uma sutil agressividade, que não tem a intenção de causar dor em quem desperta essa fofura.
Quem nunca teve vontade de apertar as bochechas de um bebê muito fofo?
As pesquisadoras Rebecca Dyer e Oriana Aragon fizeram uma experiência com voluntários divididos em três grupos e para cada um dos três foi apresentado uma categoria de imagens – que estavam dividas entre fofas, engraçadinhas e neutras. Todos os participantes assistiram à apresentação segurando um plástico bolha, e estavam livres para apertá-lo quando sentissem vontade.
A hipótese das pesquisadoras era de que a quantidade de bolinhas estouradas fosse reflexo do desejo de apertar as criaturinhas fofas que estavam nas imagens. Como já era de se esperar, o grupo que viu as fotos da categoria “fofa” estouraram muito mais bolinhas.
FONTE:
TUDO INTERESSANTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário