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sexta-feira, 17 de abril de 2015

Serasa divulga lista com dicas para a população e o lojista evitarem fraudes

NO FERIADO

12h52 | 17.04.2015

Estudos apontam aumento de 25% nos golpes aplicados no comércio durante datas movimentadas

varejo
No caso do comércio, ocorre uma elevação de 25% de comprovação de golpes no varejo decorrentes de alertas a consultas realizadas durante datas movimentadas e feriados prolongados.
FOTO: SAMYLLA ALVES
Segundo estudos da Serasa, basta perder um documento pessoal para dobrar a probabilidade de o cidadão ser vítima de uma fraude. Já no caso do comércio, dentre os alertas apontados pelas soluções antifraudes da Serasa ocorre uma elevação de 25% de comprovação de golpes no varejo decorrentes de alertas a consultas realizadas durante datas movimentadas e feriados prolongados.
“Os golpistas aproveitam os locais com multidões para passarem desapercebidos na hora de aplicar um golpe”, diz o superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro.
O feriado de 21 de abril, Dia de Tiradentes, será celebrado na próxima terça-feira e o Serasa divulgou uma lista com dicas para consumidores e comerciantes evitarem transtornos e escaparem dos modalidades mais comuns de golpes.
Como se proteger
A ação de golpistas pode causar muitos transtornos. O cidadão deve adotar algumas medidas de segurança para não ficar exposto a possíveis golpes como: não sair de casa com todos os documentos originais, tentar andar somente com uma cópia simples ou autenticada, guardar os documentos, cartões e cheques no bolso da frente da calça ou em algum lugar escondido dentro da bolsa, não perder de vista os documentos, nunca fornecer os dados pessoais para pessoas estranhas ou por telefone, não informar os números dos documentos quando participar de promoções e sorteios, manter atualizado o antivírus do computador e não fazer cadastros em sites que não sejam de confiança.

Para o comerciante
Antes de realizar uma venda a prazo, as empresas devem adotar cuidados simples, como:
1ª – Pedir sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação);
2ª – Verificar inconsistências nos documentos apresentados. Por exemplo, se a foto é recente, porém a data de emissão do RG é de quando a pessoa tinha 10 anos de idade ou vice-versa.
3ª – Procurar confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência;
4ª – Solicitar ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante;
5ª – Consultar alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado;
6ª – Se a suspeita de fraude for grande e o comerciante não se sentir seguro com a venda, é recomendável pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.

FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/online/serasa-divulga-lista-com-dicas-para-a-populacao-e-o-lojista-evitarem-fraudes-1.1270795

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