PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Hábitos alimentares dos portugueses estão a prejudicar o planeta

Culpa deste impacto recai principalmente no consumo de peixe em Portugal, o maior per capita do mundo. Um dado que indica um hábito saudável, mas com muito impacto ambiental


Élvio Carvalho

Anchovas (REUTERS)

Portugal é o país mediterrânico cujos hábitos alimentares mais prejudicam o planeta. Um estudo do Global Footprint Network, divulgado esta quinta-feira, revelou que são precisos 1,5 hectares de terra ou mar para garantir o almoço, lanche e jantar de cada português - nenhum outro país desta zona geográfica necessita de tanto espaço. 
  
O estudo, que calculou a pegada ecológica de cada país - a área de terra e mar necessária para produzir o que a população consome, em termos de alimentos, roupa, combustíveis e habitação - coloca Portugal à frente de Malta (1,24 hectares por pessoa), Grécia (1,22) e Espanha (1,15). 
  
Como conta o jornal Público, a culpa deste impacto recai principalmente pelo consumo de peixe em Portugal, o maior per capita do mundo. Um dado que indica um hábito saudável, mas com muito impacto ambiental, pelo facto de os portugueses optarem por espécies que requerem mais recursos para se desenvolver, como o bacalhau ou o atum. 
  
Depois, há outro fator: os portugueses comem muito, cerca de 40% a mais do que o recomendado. A agência das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura (FAO) recomenda um consumo de 2500 calorias diárias por pessoas, mas o consumo em Portugal ronda as 3500. 
  
Com estes hábitos alimentares, Portugal ultrapassa, e muito, a sua capacidade biológica para satisfazer o consumo dos seus habitantes. A pegada biológica é de 4,5 hectares por habitante – a quarta maior, depois da França, Eslovénia e Itália -, mas o país só tem 1,3 hectares produtivos per capita.

FONTE: TVI24

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK