Artefacto Viking fou descoberto por acaso na Noruega, em excelente estado de conservação
Manuela Micael
Um montanhista descobriu por acaso, durente um passeio, uma espada viking, com mais de 1250 anos e em escelente estado de conservação. A descoberta foi feita por acaso, numa montanha do sul da Noruega, anunciou a autarquia de Hordaland.
“É quase impossível encontrar artefactos vikings tão bem preservados. Esta espada podia ser usada hoje em dia, bastava afiar a lâmina”, diz Per Morten Ekerhovd, conservador moseológico, em declarações à CNN.
A espada terá sido fabricada no anos 750 depois de Cristo e mantém-se quase intacta, apesar de ter estado durante séculos às intempéries. Por isso, os especialistas classificam o achado de “extraordinário”.
“Estamos muito felizes que esta pessoa tenha encontrado a espada e no-la tenha entregue. Vai ajudar a desvendar alguns mistérios da nossa história mais antiga. É um exemplar muito importante dos artefactos da época viking”, disse Per Morten Ekerhovd.
Espada encontrada por acaso estava em excelente estado de conservação
Os artefactos de ferro forjado eram caros. Por isso, o dono desta espada deveria ser muito rico e muito influente, adivinha Alexandra Sanmark, especialista na época viking da universidade escocesa de Highlands and Islands, citada pelo The Guardian.
“Tem-se a ideia errada de que os Vikings usavam capacetes de metal, mas provavelmente seriam feitos de cabedal. O metal era canalizado para fabricar armamento, o que lhe conferia uma extraordinária qualidade.”
“Geralmente, se se era dono de uma espada, significava que se tinha um estatuto elevado.”
A historiadora sublinha que, até ao momento, apenas um capacete de metal foi encontrado. Alexandra Sanmark considera que os arqueologistas noruegueses que analisaram a espada provavelmente têm razão, quando afirmam que a espada poderia ter sido incluída na sepultura de alguém muito influente na época viking.
FONTE: TVI24
Nenhum comentário:
Postar um comentário