PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 18 de março de 2016

Como o sono pode afetar seu coração?

Uma apneia do sono incomum pode estar ligada a arritmia cardíaca perigosa.

Há bastante tempo, pesquisadores já sabem que existe uma ligação entre uma forma comum de apneia do sono (uma desordem aonde a respiração é interrompida rápida e repetidamente) com problemas cardiovasculares como pressão arterial alta, arritmia, acidente vascular encefálico e insuficiência cardíaca. Porém, estudos mostram que uma forma menos comum de apneia do sono (que geralmente afeta homens com idade mais avançada) tem mais chances de desenvolver problemas cardíacos .


Arritmia cardíaca


O estudo abordou dois tipos de apneia do sono, a obstrutiva e a central.

Apneia obstrutiva do sono (SAOS) é a forma mais comum de apneia do sono e acreditasse que afeta 15 milhões de indivíduos nos Estados Unidos. A SAOS acontece quando as vias aéreas superiores são bloqueadas completamente ou parcialmente durante o sono. Quando isso acontece, o diafragma e os músculos do tórax trabalham de maneira mais intensa , aumentando a pressão dentro do tórax para que as vias aéreas se abram novamente. A respiração geralmente volta ,com espasmos corporais ou com um forte suspiro. Esses episódios podem interferir com a qualidade  do sono, reduzir o fluxo sanguíneo para órgãos vitais e causar irregularidades no ritmo cardíaco e na pressão arterial.

A apneia central do sono (ACS) é uma forma menos comum de desordem do sono. A ACS acontece quando o cérebro falha em enviar sinais para os músculos por causa de instabilidade no centro de controle respiratório. A ACS tem esse nome por estar relacionada com a funcionalidade do sistema nervoso central. A apneia central do sono é, em sua maioria, causada por problemas e condições médicas que afetam o tronco encefálico.


Um  estudo recente, desenvolvido na Cleveland Clinic Foundation, acompanhou um grupo de homens idosos por um período de seis anos e meio e descobriu que a maior parte dos homens que tinham ACS (85%) desenvolveram arritmia cardíaca e dessas 43%  foi a fibrilação atrial.

Enquanto estudos anteriores procuravam uma relação entre SAOS e fibrilação atrial, esse estudo atual mostra a conexão entre ACS e problemas cardíacos.

“Nesse estudo, também focamos nessas relações, mas curiosamente descobrimos que a apneia obstrutiva do sono tem menos associação com fibrilação atrial que a apneia central.” Disse a doutora Mehra da Cleveland Clinic Foundation.

A apneia do sono em geral é mais comum em homens do que mulheres, e ainda mais comum em adultos mais velhos.

“Os dados suportam que a apneia central esta ligada ao desenvolvimento deste tipo de arritmia,” Diz a Doutora Mehra. “Agora sabemos  que o tratamento da apneia pode reduzir o desenvolvimento da fibrilação atrial, que pode ter consequências catastróficas”.

Estudos anteriores já apresentavam dados positivos entre o tratamento da apneia com a redução de recorrências do ritmo cardíaco anormal, mas não tão incisivos.

Opções de tratamento


Algumas formas de controlar a apneia do sono:

-Use pressão positiva continua nas vias respiratórias (CPAP). Esse é o tratamento padrão para a apneia do sono, que envolve a uso de uma mascara respiratória no nariz ou boca enquanto dormimos. Uma máquina empurra gentilmente o ar pela mascara evitando o fechamento das vias respiratórias. A doutora Mehra diz que esse tratamento é efetivo para SAOS e também para a ACS. Porém, no caso da ACS, também pode ser necessário o uso de outros tratamentos como versões mais avançadas de CPAP, oxigênio suplementar e medicamentos.

-Perder peso fazendo dietas nutritivas, reduzindo a absorção de calorias e praticando exercícios regularmente se estiver acima do peso ou obeso. Depois de perder peso, peça para o médico fazer uma nova avaliação sobre a apneia do sono.

Não deixe de visitar seu médico se você possui os sintomas da apneia do sono.

“É de extrema importância, se você possui esses sintomas, visitar seu médico imediatamente,” Diz a doutora. “Roncos fortes e sonolência diurna são bons indícios de apneia obstrutiva do sono, porém é necessário conversar com um especialista para o diagnóstico.”

Os sintomas da apneia central do sono são um pouco mais difíceis de detectar, mas podem envolver a sensação de sono interrompido e insônia, diz a doutora Mehra.

Se cuide! Prevenir é melhor que remediar.

Fonte: Cleveland Clinic.

FONTE: http://jblog.jb.com.br/asuasaude/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK