PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 18 de março de 2016

Sérgio Moro tornou-se indefensável, diz acadêmico

Professor da USP,  Safatle alerta: "Não se luta contra bandidos utilizando atos de banditismo"


Jornal do Brasil


O professor livre-docente de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), Vladimir Safatle, publica artigo nesta sexta-feira (18), na Folha de S. Paulo, no qual faz duras críticas à atuação do juiz Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato.
"O juiz Sérgio Moro conseguiu o inacreditável: tornar-se tão indefensável quanto aqueles que ele procura julgar. Contrariamente ao que muito defenderam nos últimos dias, suas últimas ações são simplesmente uma afronta a qualquer ideia mínima de Estado democrático. Não se luta contra bandidos utilizando atos de banditismo", diz Safatle no artigo intitulado "O suicídio da Lava Jato".
"O juiz Sérgio Moro conseguiu o inacreditável: tornar-se tão indefensável quanto aqueles que ele procura julgar", diz Safatle
"O juiz Sérgio Moro conseguiu o inacreditável: tornar-se tão indefensável quanto aqueles que ele procura julgar", diz Safatle
Para o professor, a divulgação das conversas de Lula com seu advogado "constitui uma quebra de sigilo e um crime grave em qualquer parte do mundo." O artigo prossegue afirmando que "não há absolutamente nada que justifique o desrespeito à inviolabilidade da comunicação entre cliente e advogado, independente de quem seja o cliente." Para Safatle, o absurdo é ainda maior pelo fato de o grampo divulgado envolver a presidente da República por um juiz de primeira instância "tendo em vista simplesmente o acirramento de uma crise política."
O professor questiona: "que país será este no qual um juiz de primeira instância acredita ter o direito de divulgar à imprensa nacional a gravação de uma conversa da presidente da República na qual, é sempre bom lembrar, não há nada que possa ser considerado ilegal ou criminoso."

Para Safatle, o argumento de obstrução de Justiça não para em pé. "Dilma tem o direito de nomear quem quiser e Lula não é réu em processo algum. Se as provas contra ele se mostrarem substanciais, Lula será julgado pelo mesmo tribunal que colocou vários membros de seu partido, de maneira merecida, na cadeia, como foi no caso do mensalão."
O professor alerta que "há muitas pessoas no país que temem que o sr. Moro tenha deixado sua função de juiz responsável pela condução de processo sobre as relações incestuosas entre a classe política e as mega construtoras para se tornar um mero incitador da derrubada de um governo."
Safatle lembra que, apesar do imenso volume de denúncias, "uma parte da classe política até agora sempre passa ilesa. Não há "vazamentos" contra a oposição, embora todos soubessem de nomes e esquemas ligados ao governo FHC e a seu partido. Só agora eles começaram a aparecer, como Aécio Neves e Pedro Malan."
O professor alerta que não está sendo solidário com um governo "envolvido até o pescoço em casos de corrupção". "Trata-se de recusar naturalizar práticas espúrias, que não seriam aceitas em nenhum Estado minimamente democrático."
Safatle complementa afirmando que não quer "viver em um país que permite a um juiz se sentir autorizado a desrespeitar os direitos elementares de seus cidadãos por ter sido incitado por um circo midiático composto de revistas e jornais que apoiaram, até o fim, ditaduras e por canais de televisão que pagaram salários fictícios para ex-amantes de presidentes da República a fim de protegê-los de escândalos." (...) "Fica cada dia mais claro que a comoção criada pela Lava Jato tem como alvo único o governo federal."
O professor ainda faz um alerta: "é muito provável que, derrubado o governo e posto Lula na cadeia, a Lava Jato sumirá paulatinamente do noticiário, a imprensa será só sorrisos para os dias vindouros, o dólar cairá, a bolsa subirá e voltarão ao comando os mesmos corruptos de sempre, já que eles foram poupados de maneira sistemática durante toda a fase quente da operação."

FONTE: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK