PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Desligado o Sinal Analógico de TV em Fortaleza

..

No intervalo do jogo dá final da Copa do Brasil, aparece ao vivo na TV Verdes Mares, dona Quinha, explicando o desligamento do sinal em Fortaleza.


Sinal analógico de TV será desligado em Salvador e Fortaleza nesta quarta (27)


O sinal analógico de TV será desligado nesta quarta-feira (27) nas cidades de Salvador (BA) e Fortaleza (CE), que têm índices de domicílios preparados para receber o sinal digital de 93% e 92%, respectivamente. Outras duas cidades do Ceará, Juazeiro do Norte e Sobral, não conseguiram atingir o percentual mínimo de 90% e tiveram o desligamento do sinal analógico adiado para 2018. A decisão foi tomada durante reunião do Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), na segunda-feira (25), quando foram apresentados os resultados da última pesquisa Ibope realizada nos municípios.

O levantamento feito em Salvador entre os dias 13 e 23 de setembro apontou que 93% das residências já contam com acesso ao sinal digital na cidade. Outros 19 municípios da Bahia terão as transmissões analógicas interrompidas a partir desta quarta-feira: Aratuípe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz.
Em Fortaleza e cidades do entorno, a pesquisa Ibope constatou que 92% dos domicílios já contam com sinal digital. Além da capital cearense, o sinal da TV analógica aberta será desligado em outras 14 cidades: Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

Juazeiro e Sobral

A pesquisa realizada em Juazeiro do Norte e Sobral mostrou que o índice de residências preparadas para receber o sinal digital nas duas cidades está em 76% e 73%, respectivamente, ou seja, abaixo do mínimo exigido para o desligamento. Com isso, o Gired decidiu reprogramar o fim das transmissões analógicas nas duas cidades para o próximo ano.
A decisão do Gired também atende a um pedido dos radiodifusores dos dois municípios, que querem mais prazo para as emissoras de TV instalarem os equipamentos de transmissão do sinal digital. O fim das transmissões analógicas neste momento poderia prejudicar a população, que ficaria sem acesso à TV aberta. O desligamento em Juazeiro do Norte e Sobral abrange também as cidades de Barbalha, Caririaçu, Crato, Missão Velha, Forquilha, Massapê e Santana do Acaraú.
A partir do desligamento do sinal analógico, a programação das emissoras fica disponível somente no formato digital, mas os canais abertos devem apresentar na tela, durante 30 dias, cartelas informativas ao telespectador sobre a mudança. O sistema digital permite à população receber uma programação com melhor qualidade de imagem e som, sem interferências, como chuviscos ou fantasmas. As vantagens do sinal digital incluem ainda a possibilidade de assistir TV em dispositivos móveis; a multiprogramação, que comporta a transmissão de diferentes programações em um mesmo canal; e a possibilidade de interatividade por meio do Ginga, o middleware nacional para a troca de dados diretamente pelo televisor.

Próximas cidades

Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) são as próximas cidades a receber o sinal digital de TV em 25 de outubro. Uma pesquisa realizada nessas regiões em agosto último apontou que 79% dos domicílios do Rio e 83% de Vitória já estavam preparados.
Desde o início da implantação da TV digital no Brasil, o sinal analógico já foi desligado em Rio Verde (GO); Brasília e 9 cidades do entorno do Distrito Federal; São Paulo e 38 cidades do estado; Goiânia e mais 29 municípios de Goiás; Recife e outras 13 cidades de Pernambuco.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK