PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Dor crônica pode levar até ao suicídio

Problema afeta, em média, 37% dos brasileiros
(foto: Pixabay)
De acordo com estudo liderado pela Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), ao menos 37% da população brasileira, ou 60 milhões de pessoas, relatam sentir alguma dor crônica (que persiste por mais de três meses). A região sul é a mais afetada (42%), seguida pelo sudeste (38%), norte (36%), centro-oeste (24%) e do nordeste (28%). Foram entrevistadas 919 pessoas em todas as regiões.

Segundo Paulo Renato Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor (Sobramid), a dor crônica é tão nociva que pode prejudicar a rotina do indivíduo e estar ligada à depressão, a transtornos de ansiedade e até ao suicídio. "A dor, de modo geral, talvez seja umas das situações humanas que mais causam sofrimento. Não só a dor causa um sintoma desagradável em quem está doente, mas traz repercussões biológicas, psicológicas, sociais, espirituais, isolamento, sentimento negativo e problemas de ordem familiar", comenta o especialista.

O médico lembra que é preciso tratar esse problema por meio de um trabalho que envolve vários profissionais da saúde e médicos intervencionistas que fazem procedimentos para melhorar o sintoma, que interfere diretamente na capacidade de trabalho do indivíduo. "Imagine uma pessoa que tem dor todo dia, o dia inteiro, durante meses. Certamente vai sofrer impacto. Existe um custo para o sistema de seguridade social que tem de arcar com a invalidez temporária, parcial ou definitiva desses pacientes severamente doentes", afirma Paulo Fonseca.
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK