PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Dor ao engolir e salivação excessiva são alguns dos sintomas da estomatite

.
A estomatite é uma doença bem comum em crianças que deixa os pais angustiados. Isso por causa das temidas manchas vermelhas que aparecem na mucosa da boca e, em alguns casos, também na garganta. Essas lesões podem se espalhar rapidamente, causando salivação excessiva, dor ao engolir ou ao comer, febre e mau hálito.

Apesar da doença ser mais comum em crianças, atinge também os adolescentes e adultos que não tiveram contato a herpes simples.

A cirurgiã-dentista do Hospital Universitário Professor Edgar Santos da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh, Viviane Sarmento, explica que a estomatite é uma gengivoestomatite herpética primária, infecção viral que atinge a mucosa bucal. É resultado do primeiro contato com vírus da herpes simples. “Como geralmente as crianças ainda não tem o seu sistema imunológico completamente desenvolvido, é muito comum a manifestação física dessa doença”, fala Denise.

Cuidados

Para evitar a estomatite, Viviane destaca que é essencial manter a higiene das mãos e da boca. “Para aliviar a dor é preciso fazer um bochecho sem álcool, alimentos mais macios, muito liquido e analgésico séptico. Em alguns casos, é usado o medicamento antiviral aciclovir, para reduzir a replicação do vírus”, contou ela destacando que o vírus pode levar de 7 a 10 dias para cicatrizar. Além disso, é importante que as crianças bebam líquido para que não haja desidratação.

Diagnóstico

O diagnóstico leva em conta a aparência e a localização das lesões e os sintomas. Em alguns casos, pode ser necessário recorrer a exames de laboratórios para identificar o tipo do vírus ou determinar outras possíveis causas da doença.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK