Receitas
Bacalhau aromatizado à moda Crystiellas
Rendimento: 4 porções
Receita a ser apresentada na formatura da Confraria União D'Elas em 30set11
Ingredientes:
ü 400g de bacalhau demolhado;
ü 4 batatas rosa médias descascadas;
ü 2 un. de batatas doce médias;
ü 3 dentes de alho;
ü 2 cebolas médias;
ü 4 colheres de sopa de manteiga sem sal;
ü 1 folha de louro;
ü 4 un. de pão de sanduíche;
ü 1 atado de salsa picada (pó de salsa);
ü 1 e ½ xícara de creme de leite fresco;
ü Sal e pimenta branca qb;
ü 2 gemas;
ü ½ xícara de queijo emmenthal ralado;
ü Óleo para fritar;
ü 80 ml de extra-virgem;
ü 2 un. de abobrinha italiana;
ü 2 un. de pepino japonês;
ü 1 un. de cenoura com 15 cm de comprimento;
ü Redução de “aceto” balsâmico;
ü Azeitonas recheado com pimentão;
ü Folhas de rúcula baby;
Preparação:
1. dessalge o bacalhau em água gelada (siga o processo normal por 6 h) e deixe descansando em leite por 2h para apurar o seu sabor.
2. desfaça o bacalhau em lascas. Corte as batatas rosa em cubos com 1 cm de lado (ou em batata palha) e frite em óleo quente e reserve.
3. Laminar a batata doce em mandolim e fritar até adquirir uma cor dourada, temperar com sal e reservar.
4. à parte, pique o alho e corte as cebolas em meias-luas. Refogue-os na manteiga e no extra-virgem. Junte o louro e acrescente o bacalhau. Coza por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Para uma cor alourada no bacalhau utilize um pouco de açafrão dissolvido no extra-virgem, ou alternativamente pode-se acrescentar o tempero espanhol para paellaCARMENCITA.
5. junte as batatas fritas e polvilhe com a salsa. Regue com a metade do creme de leite fresco. Tempere com o sal e pimenta branca e coloque em tabuleiro.
6. faça um molho de azeite extra-virgem com salsa e “ceboullete” muito bem picado, para colocar sobre o bacalhau na montagem final do prato.
7. bata levemente o resto do creme de leite fresco. Junte as gemas e misture com cuidado. Cubra a mistura de bacalhau e polvilhe com o queijo emmenthal ralado. Leve ao forno a uma temperatura média (180 °C ) durante 30min ou até dourar.
8. laminar em “mandolin” a abobrinha italiana, o pepino japonês e a cenoura, e branquear(*). Este processo deixara os legumes flexíveis, arranjar a cenoura entre a abobrinha e o pepino japonês, e dobrá-lo ao meio e reservar.
A parte vá tostando o pão, cortado em aro Ø 8cm, em frigideira ante aderente com azeite extra-virgem aromatizado com ervas (tomilho, alecrim ou uma outra erva aromática).
Montagem do prato:
1. Sobre o pão tostado deposite a batata doce frita, com aro de Ø 6cm monte o bacalhau cremoso (porção de 100g), e derrame o molho de salsa/ceboullete com extra-virgem, e azeitona laminada.
2. ao lado do prato coloque os legumes dobrados ao meio com as folhas de rúcula baby, e derrame o molho de azeite sobre eles.
3. faça um risco com a redução de “aceto” balsâmico com o dorso de uma colher, para finalizar a decoração.
(*) Branquear: processo de cozer rapidamente um alimento em água fervente abundante (porém sem chegar ao cozimento completo) e em seguida resfriá-lo em água gelada para interromper o cozimento, desta forma mantém-se a cor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário