PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Mais de 2 mil pessoas foram resgatadas de trabalho em situação de escravidão

EM 2013

Mais de 2 mil pessoas foram resgatadas de trabalho em situação de escravidão

Estadão Conteúdo | 17h37 | 18.06.2014

Pela primeira vez desde 1995, a maioria dos resgatadas estavam nas áreas da zona urbana das cidades e não da zona rural.


Em 2013, 2.063 trabalhadores em situação análoga à escravidão foram resgatados por órgãos policiais e de proteção. Pela primeira vez, mais pessoas foram resgatadas em áreas urbanasdo que em rurais, desde 1995, quando começou a série histórica do Ministério do Trabalho (MTE).
As informações foram divulgadas por Ebenezer Oliveira, coordenador estadual no Rio do projeto Gift Box, durante lançamento da terceira etapa da campanha de enfrentamento ao tráfico de seres humanos e exploração sexual, nesta quarta-feira (18).

Minas Gerais lidera o ranking com 446 trabalhadores encontrados em 25 estabelecimentos. Pará, Bahia e Goiás são os Estados onde houve mais resgates de trabalhadores na área rural.
Causas

Entre os principais problemas identificados estão os alojamentos precários, condições insalubres de trabalho e alimentação, até a prisão física no local de trabalho.

Também no ano passado, foram identificados cerca de 110 casos de tráfico de pessoas (principalmente brasileiros) no Rio, a maioria para atuar na construção civil, comércio e serviços. Em todo o País, foram registradas quase 600 pessoas em situações de tráfico internacional.

O perfil das príncipais vítimas em todo o País é mulheres entre 14 e 28 anos, baixa renda e pouca escolaridade, o que está muito relacionado com questões culturais brasileiras.

A divulgação da campanha durante a Copa tem relação direta com o aumento da quantidade de turistas no País e da vulnerabilidade das vítimas.
FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/online/mais-de-2-mil-pessoas-foram-resgatadas-de-trabalho-em-situacao-de-escravidao-1.1040104

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK