CAMPANHA
Fifa e Interpol juntas contra a manipulação de resultados
31.10.2014
Uma parceria entre a Fifa, principal entidade reguladora do futebol, a FIFPro (associação que representa cerca de 65 mil jogadores no mundo) e a Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), lançou, ontem, em Tóquio, no Japão, uma campanha para combater a manipulação de resultados em jogos por todo o planeta.
O objetivo é também aumentar a conscientização sobre os perigos e as punições que podem ocorrer por conta dessas práticas ilegais, assim como instruir os jogadores e todos os outros envolvidos com o futebol, incluindo árbitros e treinadores, a denunciar qualquer tentativa de manipulação de jogos.
As três organizações divulgaram um pequeno vídeo de 15 minutos, em DVD produzido pela Interpol, onde são fornecidas aos jogadores as principais ferramentas na luta pelo combate às armações de resultados.
O filme também ressalta que as denúncias serão tratadas de modo confidencial, motivando a iniciativa daqueles que descobriram o crime. O secretário-geral da Fifa, o francês Jérôme Valcke, exaltou a parceria e ressaltou a importância da colaboração dos jogadores para minimizar as manipulações nos inúmeros campeonatos pelo mundo.
"Estamos satisfeitos por unir forças com a FIFPro e a nossa parceira Interpol, para anunciar esta iniciativa. O DVD que está sendo lançado como parte dessa campanha dá aos jogadores uma mensagem clara: nós precisamos de vocês e nós os apoiamos", declarou Valcke.
Nenhum comentário:
Postar um comentário