PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 10 de março de 2015

283 mil meninas no Ceará devem ser vacinadas contra o HPV

SAÚDE

07h34 | 10.03.2015

O objetivo é imunizar a população de feminina na faixa etária de 9 aos 11 anos de idade

A vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) é intensificada no Brasil. No Ceará, 283 mil meninas entre 9 e 11 anos de idade devem ser imunizadas. Para isso, o Ministério da Saúde enviou 250,7 mil doses do imunobiológico ao estado. A vacina é usada na prevenção docâncer do colo do útero.
Junto com o grupo de adolescentes de 11 a 13 anos vacinadas no ano passado, essa pode ser aprimeira geração praticamente livre do risco de morrer do câncer do colo do útero. A meta é vacinar, em parceria com as secretarias estaduais e municipais da saúde, 80% do público-alvo
A novidade para este ano é a inclusão de 33,5 mil mulheres de 9 a 26 anos que vivem com HIV. Mais suscetível a complicações decorrentes do HPV, esse público tem probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral. A inclusão do grupo como prioritário para a prevenção segue recomendação da Organização Mundial da Saúde(OMS), do Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI) do Programa Nacional de Imunizações (PNI),  em conformidade com o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais.
Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A partir de 2016, serão vacinadas as meninas de nove anos. 
As meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também podem aproveitar a oportunidade de se prevenir e procurar um posto de saúde ou falar com a coordenação da escola para dar prosseguimento ao esquema vacinal. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14. É importante ressaltar que a proteção só é garantida com a aplicação das três doses.
Para as mulheres que vivem com HIV, o esquema vacinal também conta com três doses, mas com intervalos diferentes. A segunda e a terceira doses serão aplicadas dois e seis meses após a primeira. Nesse caso, elas precisarão apresentar a prescrição médica.
FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/283-mil-meninas-no-ceara-devem-ser-vacinadas-contra-o-hpv-1.1240255

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK