Moradora fez bico, olhos e nariz para batata colhida em sítio do neto.
'Quando meu genro trouxe, eu perguntei: Mas é batata?', brinca moradora.
Renata MarconiDo G1 Bauru e Marília
Moradora não quis cozinhar a batata doce (Foto: Renata Marconi / G1) |
Uma moradora de Bauru (SP) não teve coragem de cozinhar uma batata -doce que nasceu no sítio do neto em Fernão, também no interior de São Paulo. O formato do tubérculo parece um pato e ele acabou virando enfeite no jardim da aposentada Irma Piotto Ticianelli, de 88 anos.
“Quando meu genro trouxe, eu perguntei: 'Mas é batata?' Imagina que eu vou cozinhar, eu vou mostrar essa raridade, vou enfeitar o jardim.”
Agora a batata-doce faz companhia para um ganso de enfeite que fica no jardim. Mas antes de ir para seu local de destaque, o tubérculo ganhou bico, olhos e nariz para ficar mais parecido. “Não tinha bico, era reto. Eu pensei: falta a cabeça e o bico. Então eu molhei um pão, fiz uma massa e fui moldando”, conta Irma. Que com todo o carinho ainda usou duas sementes para serem os olhos e duas pimentas do reino como o nariz.
A batata foi surpresa para a aposentada e o marido. Ela diz que nunca viu nada igual. “Nunca saiu uma batata assim de lá. Só esta como um pato e outra que parece uma cabeça de alho”, contou.
Irma gostou tanto da batata que vai deixá-la no jardim até brotar. “Se for para nascer mais, vai nascer. Essa saiu perfeita. Acho que Deus que fez para provar para o povo que ele que fez.”
O técnico agrícola Antônio Francisco Maia de Oliveira explica que o fenômeno não é comum, mas que a raiz deve se formar assim em busca de espaço para crescer.
“A batata se forma de acordo com o espaço que ela tem. Provavelmente era um terreno duro e ela cresceu no espaço que encontrou”, finaliza.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário