PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 5 de setembro de 2015

Nova versão do Chrome está mais rápida, mas consumo de memória ainda é alto

Por Lucas Carvalho
(Foto: reprodução)

Usuários do navegador Google Chrome frequentemente lamentam o alto consumo de memória RAM que o browser exige em sua versão desktop. Uma nova atualização, disponível nesta quinta-feira, 3, promete reduzir esse consumo em até 10%. Fizemos o teste: será que, na prática, a versão 45 do Chrome é mesmo mais econômica?

A boa notícia é: sim, a redução no consumo de RAM é notável após essa atualização. Mas os 10% prometidos pelo Google podem ser um pouco otimistas demais. Antes de realizar o update, porém, decidimos testar os limites do navegador para fazer uma comparação justa do "antes e depois".

Deixamos 15 abas abertas simultaneamente, entre elas serviços como o Gmail, Google Drive, redes sociais (Facebook, Twitter e YouTube) e também sites de notícia, que costumam exigir mais atenção do browser por estarem em constante atualização. Nesse teste, fizemos login no Chrome como um perfil visitante e desabilitamos todas as extensões, nos atendo apenas às funções mais básicas do browser - carregar rapidamente uma página da web.

Usando o gerenciador de tarefas do Windows 7, notamos que o navegador consumia algo em torno de 1.113GB com todas as 15 abas abertas e atualizadas. Vale notar que a aba aberta no momento da medição é a que exigia mais RAM do PC, enquanto páginas estáticas (como a tela de login do WordPress) mal chegavam a gastar 1MB. Além disso, algumas páginas executam mais do que uma tarefa. No nosso teste, totalizamos 18 ações sendo executadas simultaneamente.

Reprodução 
A culpa pelo alto consumo de memória está na arquitetura do próprio Chrome. Para oferecer mais praticidade ao usuário, o navegador executa uma tarefa diferente para cada aba aberta. Se, por um lado, você tem a certeza de que todas as suas páginas se manterão constantemente atualizadas, mesmo quando não estiver de olho em alguma delas, para a memória do PC, é como se você abrisse um programa diferente para cada uma. Na prática, 15 abas em uma janela funcionam como mais do que 15 janelas abertas ao mesmo tempo no Windows.

O que o último update garante fazer é congelar a execução de tarefas que não estão sendo executadas pelo usuário. Ou seja, se você deixar uma aba aberta por algum tempo e não utilizá-la, o Chrome deixa aquela página em modo suspenso, mas sem "matá-la" por completo, até que você volte a ela. Isso, segundo o Google, é o que garante economia de memória.

Fizemos o update para a versão 45 e reabrimos as mesmas 15 abas. O resultado? De cerca de 1.113GB, o consumo de RAM caiu para 1.076GB. Algo em torno de 35MB, ou 3% de economia. De fato, não parece muita coisa, mas foi possível notar uma significativa melhora na performance do navegador.

ReproduçãoA transição entre as abas passou a ser executada de forma nitidamente mais rápida. Se com 15 páginas abertas o Chrome 44 já dava sinais de travamento e lentidão, a nova versão do navegador executa cada website de maneira bem mais ágil. É possível notar certa "leveza" no funcionamento do browser, por mais que a queda no consumo de RAM não tenha chegado aos 10% prometidos.

Conclusão

LEIA MAIS

FONTE:

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK