Semana teve ataques racistas a atriz Taís Araújo por perfis na Web.
Vítima relembra ataques e especialista insiste em registro nas delegacias.
Henrique Coelho e Marcelo ElizardoDo G1 Rio
Ataques racistas a Thaís Araújo na internet tiveram enorme repercussão (Foto: GloboNews) |
Na mesma semana em que a atriz Taís Araújo foi vítima de ataques racistas em sua página em uma rede social, a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática reconhece que os crimes de ódio racial veiculados pela internet são mais recorrentes do que se imagina. Mais de 30 perfis de Rio e São Paulo, investigados por injúria racial e formação de quadrilha, devem ter seus sigilos quebrados a partir desta segunda-feira (9). Os autores podem pegar até 8 anos de prisão.
O delegado titular da DRCI, Alessandro Thiers, afirmou que diariamente casos de injúria racial e racismo chegam à unidade. Segundo ele, é um dos crimes mais recorrentes entre mais de 1300 casos registrados em 2015. O caso de Taís Araújo apenas ganhou mais repercussão.
“É uma questão de educação. Em pleno 2015 você ter que se preocupar com pessoas irresponsáveis que ficam postando coisas na internet. A internet é uma necessidade pro trabalho, para o lazer, é um facilitador da vida. As pessoas têm apenas que ter um uso consciente da internet, serem mais responsáveis quando forem postar qualquer tipo de comentário na internet. E verificar que qualquer comentário pode gerar consequências, inclusive criminais”, salientou o delegado, em entrevista ao G1.
Thiers explica que, com o advento da internet, o que se publica nas redes sociais ganha uma dimensão “incalculável”, e explica que o uso da internet para prática de crimes é um agravante pena. "Se a injúria for praticada por meio que facilite a sua divulgação, a pena aumenta em um terço", explica ele.
Outros casos
Segundo o delegado, há dois tipos de perfis responsáveis pelos ataques. “Existe aquele internauta que age sozinho e aquele que se junta com outros para a prática do crime”, disse o delegado, durante entrevista coletiva sobre o caso envolvendo a atriz.
LEIA MAIS...
FONTE: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário