PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Entenda por que o FBI pediu para todos desligarem e religarem seus roteadores

(Foto: Reprodução/Digital Trends)
POR OLHAR DIGITAL - Nesta semana, o FBI alertou o mundo sobre um malware de origem supostamente russa que tem infectado roteadores por todo o globo. A empresa de serviços de rede Cisco alerta que mais de 500 mil podem ter sido afetados, mas o número pode ser muito maior, segundo a agência de segurança americana. A solução é simples: reiniciar seu roteador.
Muitas das pessoas que receberam alerta, seja diretamente pelo FBI, seja pela mídia, ficaram confusas. “É só reiniciar ou precisa fazer o reset de fábrica?”, perguntaram vários leitores do Olhar Digital. Sim, não há segredo: estamos falando do bom e velho tirar da tomada por alguns segundos e religá-lo novamente.
Pode parecer uma solução simplória demais, mas ela tem uma explicação na forma como o malware funciona. Batizado de VPNFilter, ele tem três etapas de infecção. A primeira consiste em conectar o roteador a uma URL que leva às duas fases seguintes do ataque, nas quais há a ação maliciosa, que pode roubar informações pessoais e até mesmo quebrar o roteador com um comando de “autodestruição”.
Acontece que, como explica o site Ars Technica, ao reiniciar o roteador, o malware é revertido para a fase 1, entrando em contato com uma URL para retomar o ataque. O endereço, no entanto, já foi confiscado pelo FBI, de modo que não há mais como a ameaça se reinstalar no roteador, o que faz com que a vítima fique segura.
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK