Cascas de laranjas |
Laranjas são uma das frutas mais populares em todo o mundo. No entanto, para algumas pessoas as cascas de laranja são geralmente removidas e descartadas antes que a fruta seja comida. Ainda assim, alguns argumentam que as cascas de laranja contêm nutrientes importantes e devem ser comidas em vez de descartadas.
As laranjas são frutas cítricas suculentas e doces, conhecidas por serem ricas em vitamina C. Talvez seja menos conhecido que as cascas de laranja também sejam ricas em vários nutrientes, incluindo fibras, vitamina C e compostos de plantas, como polifenóis. De fato, apenas 1 colher de sopa (6 gramas) de casca de laranja fornece 14% do Valor Diário de vitamina C – quase 3 vezes mais que a fruta interna. A mesma porção também possui cerca de 4 vezes mais fibra.
Estudos mostram que dietas ricas em vitamina C e fibras beneficiam a saúde cardíaca e digestiva e podem proteger contra certos tipos de câncer. A casca de laranja também contém boas quantidades de provitamina A, ácido fólico, riboflavina, tiamina, vitamina B6 e cálcio. Além disso, é rica em compostos de plantas chamados polifenóis, que podem ajudar a prevenir e gerenciar muitas condições crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e Alzheimer.
Especificamente, as cascas de laranja são uma boa fonte dos polifenóis hesperidina e polimetoxiflavonas (PMFs), ambos sendo estudados por seus potenciais efeitos anticancerígenos. Além disso, quase 90% dos óleos essenciais presentes nas cascas de laranja são constituídos por limoneno, um produto químico natural que foi estudado pelas suas propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, inclusive contra o câncer de pele.
.. |
Apesar dos benefícios nutricionais, comer cascas de laranja também tem algumas desvantagens. Os pesticidas são freqüentemente usados em frutas cítricas como laranjas para ajudar a proteger contra fungos e insetos. Embora os estudos tenham descoberto que os frutos internos das laranjas têm níveis muito baixos ou indetectáveis de pesticidas, as cascas contêm quantidades significativamente mais altas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário