Cobrança pelo Facebook: dívida no SPC e Serasa pode se r cobrada pelas redes sociais? Entenda |
As redes sociais e os devedores no SPC e Serasa
Cliente negativado no SPC e Serasa pode ser cobrado pelas redes sociais? |
O uso intensivo das redes sociais no Brasil e no mundo facilitam a tarefa. Com efeito, atualmente, a quantidade de pessoas que usam plataformas como Facebook, Twitter, Instagram e outras supera os 40 milhões.
Dessa maneira as redes sociais são frequentemente encaradas pelas empresas que desejam localizar os devedores e não conseguem, como uma alternativa viável, para estabelecer contato.Afinal, é permitido cobrar um devedor nas redes sociais?
Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
Desse modo, caso a abordagem feita a um consumidor nas redes sociais, que são públicas, seja considerada humilhante, poderá ensejar a reclamações no Procon. E até processos por danos morais na Justiça, mesmo se o devedor estiver negativado no SPC e Serasa.
Ademais, se a mensagem por inbox ou chat tiverem uma linguagem e tons inadequados, também, eventualmente, poderão ser consideradas abusivas.
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