PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Psicóloga dá cinco dicas para ser feliz no mundo pós-pandemia

Cuide da sua saúde mental.

Já é sabido que o isolamento e o distanciamento social afetaram, de uma forma ou de outra a saúde mental da grande maioria. A psicóloga presente na plataforma Doctorino, Vera de Melo, lembra a importância de adotar certas atitudes, pensamentos e modos de vida que ajudem a ultrapassar esta situação. 

Para ajudar nessa busca, ela partilhou cinco conselhos com o Lifestyle ao Minuto:

Aceitar que nada é permanente salvo a mudança - há muito tempo, na Grécia Antiga, Heráclito havia dito que nada é permanente salvo a mudança. No entanto, esta ideia é difícil de entrar nas nossas vidas e ainda mais nas nossas mentes. Mas um inimigo invisível desprovido de vida entrou de repente nas nossas rotinas e tudo que dávamos como estável alterou-se e finalmente acreditamos na inevitabilidade da mudança. Não dê nada por garantido e tenha a humildade de agradecer o que tem e a ousadia de querer chegar mais além. Tenha em mente que nada é permanente.

Ser paciente - aprenda a tolerar a incerteza. Aceite que o que era para já, passou a ser para “um destes dias”. Assuma que, ainda que não tenha o controle sobre certas coisas, tem sempre o controle da forma como vai reagir à ausência desse controle. A paciência traz a calma para ver tudo com maior nitidez, para saber reagir, de forma acertada, racional e responsável. Ative-a, traga consigo a serenidade, inteligência e prudência. Lembre-se que não estamos numa corrida de 100 metros, mas sim numa maratona.

Seja perseverante - a perseverança na nova realidade permitirá enfrentar cada desafio, de forma a que o desistir não faça parte das suas intenções. Para começar defina uma meta clara. Sem meta, não há ação, e sem propósito, não há motivação. A positividade, o sentimento de eficácia e a segurança em si próprio são ingredientes básicos para alcançar conquistas. Pratique uma abordagem positiva. Pode, no entanto, parar para refletir e ter novas perspectivas, mas evite ficar estagnado, preso na teia do desanimo e descrença.

Aceitar a Vulnerabilidade: Um grito de coragem – alguém que admite a sua vulnerabilidade não tem receio de se expor, de se expressar de forma genuína, sincera, de correr riscos. A pessoa “despe-se” e revela a sua verdadeira essência. Sente-se mais forte, mais confiante em si mesma, com mais experiência, mas sobretudo maior capacidade de enfrentar dificuldades futuras. Desenvolve uma autoimagem de maior capacidade e força para lidar com futuras adversidades.

Foco nas soluções, não nos problemas – tudo aquilo em que se foca aumenta de importância. Parece uma verdade básica, mas se assim fosse rapidamente nos focaríamos nas coisas certas, neste caso, nas soluções e não nos problemas. Foque no que realmente é importante.

FONTE: Notícias ao Minuto https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1593272/psicologa-da-cinco-dicas-para-ser-feliz-no-mundo-pos-pandemia

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK