PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Estrabismo pode levar a cegueira

Estrabismo é uma patologia oftalmológica resultante do defeito nos músculos responsáveis pela movimentação dos olhos, provocando o desalinhamento do olhar.

Se não tratada a tempo pode levar crianças à cegueira, “O estrábico recebe duas imagens do mesmo objeto. O cérebro reconhece a imagem do melhor olho e ignora a do outro, agravando a dificuldade de visão, gerando uma ambliopia, popularmente chamado de olho fraco. Se não for tratada a tempo, pode levar à cegueira”, 

> Leia mais sobre saúde dos olhos.

alerta o dr. José Geraldo, chefe do Departamento de Estrabismo, Pterígio e Lentes de Contato do Hospital de Olhos INOB.

Segundo o especialista, alguns pacientes estrábicos podem apresentar sonolência, dores de cabeça e dor nos olhos durante as tarefas visuais. Entretanto, a maioria não sente nada que denuncie a doença.

Existem vários tipos de estrabismo, como a esotropia (desvio dos olhos para dentro), a exotropias (desvio dos olhos para fora) e os desvios verticais (um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro).

 “Você deve observar comportamentos no seu filho que podem indicar a possibilidade dele ter estrabismo. Se os olhos dele não se movem juntos, se o ponto de luz refletido nos olhos não é simétrico, se ele tem tendência a inclinar a cabeça, se não é capaz de calcular a profundidade ou dos objetos colocados adeterminada distância, por exemplo”, ressalta o médico do INOB.

Apesar de não ter uma causa conhecida, sabe-se que oestrabismo  pode aparecer por herança genética e está relacionado com distúrbios neurológicos causados por doenças ou acidentes. Há diferentes tratamentos para os diversos tipos de estrabismo. Alguns são corrigidos com o uso de óculos, outros com medicamentos, outros com tampão ou até mesmo cirurgia, dependendo do caso.

 “A ideia é utilizar recursos que obriguem o olho afetado a trabalhar e assim restaurar a boa visão. É importante acompanhar a saúde dos olhos para evitar complicações mais graves. Quanto mais cedo começarmos o tratamento, maior é a taxa de sucesso”, garante o dr. José Geraldo.

Publicado por: Renata Fraia 

FONTE:http://www.saudecomciencia.com/2012/10/estrabismo-pode-levar-cegueira.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+saudecomciencia%2FSCS+%28Sa%C3%BAde+com+Ci%C3%AAncia%29

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK