DROGAS RECREATIVAS
17h01 | 24.02.2015
Os pesquisadores afirmam que o álcool é 114 vezes mais mortal que a maconha
Um estudo científico comparou os efeitos de sete drogas recreativas nos seres humanos e concluiu que o álcool é a mais mortal, seguido por heroína, cocaína, tabaco, ecstasy e metanfetaminas. A maconha é a menos mortal delas. O estudo foi publicado na revista Scientific Reports. Traz a assinatura de Dirk Lachenmeier, PhD em química de alimentos e toxicologia da universidade alemã de Karlsruhe; e Jürgen Rehm, diretor do Centro de Saúde Mental e Vícios de Toronto, no Canadá.
Os dois afirmam que o álcool é 114 vezes mais mortal que a maconha. Para chegar a essa conclusão, eles compararam a dose usualmente consumida de cada droga com a dose considerada fatal.
A conclusão foi que consumidores de maconha ficam, normalmente, muito distantes da dose que seria mortal para eles. Por isso, a maconha foi a única das sete drogas classificada como tendo “baixo risco de mortalidade”. As demais foram distribuídas nas categorias de médio e alto risco. Essas conclusões devem ser vistas com muita cautela.
Evidências práticas mostram que o consumo moderado de álcool, por exemplo, é razoavelmente seguro, enquanto o uso regular de heroína pode ser devastador. E os autores da pesquisa não negam isso. Eles só dizem que, na média, quem bebe tende a chegar mais perto da dose mortal do que quem usa heroína.
FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/internacional/online/alcool-e-mais-mortal-que-maconha-diz-estudo-1.1228762
Nenhum comentário:
Postar um comentário